sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A cultura da banalidade

Luciano Pires

"A afilhada de Rita Cadillac, Cléo Cadillac, será capa da revista Sexy Especial de maio de 2009." Esse era o título de uma das dezenas de mensagens de assessorias de imprensa que recebo diariamente. E chega cada coisa... Existe uma indústria focada no desenvolvimento de conteúdo banal para a imprensa. São fofocas sobre celebridades, tipo: "Fulano de tal faz compras em Punta Del Leste". "Cicrana leva a filha para tomar sorvete". "Beltrano troca beijos com desconhecida"... E assim vai. São dezenas de releases diários que - acreditem - são aproveitados por jornais, revistas e blogs dedicados à cultura do banal.

Pois comecei a colecionar esses releases. E fico imaginando um profissional de jornalismo pesquisando e redigindo essas coisas. Será que ele sente que seu trabalho é uma banalidade? Mas se tem gente que compra, o jornalista está apenas cumprindo sua missão, um trabalho honesto como outro qualquer. E dá-lhe banalidade...

O ensaio fotográfico com a Cléo Cadillac foi realizado em uma loja de carros antigos, tendo como destaque um cadillac modelo 74. Foi o primeiro ensaio nu da dançarina, que colocou silicone, fez lipoaspiração e - atenção - aumentou o bumbum, que passou de 102 para expressivos 122 centímetros! Cléo quer ser a celebridade com o maior bumbum do Brasil. Muito bem. Não sei o que vocês acham, mas pra mim não existe bumbum com 122 centímetros. Com essa metragem é bunda mesmo. Ou lordo, como diz meu pai lá em Bauru. A moça apresenta-se como afilhada da ex-chacrete e atriz pornô Rita Cadillac. Afilhado não é parente, portanto não existe nenhum ascendente genético que explique a abundância. Pouco tempo atrás estourou na mídia a Mulher Melancia, uma dançarina de funk que também tem uma senhora bunda. A Melancia acabou na capa da Playboy, um sucesso estrondoso. Agora vem a Cléo Cadillac. É curiosa essa fixação que nós, brasileiros, temos pela bunda. Mas já escrevi a respeito, quem se lembra?

Não sei não... É implicância minha ou o nivelamento por baixo do repertório cultural dos brasileiros, tem relação com isso? Musiquinhas sem vergonha, pagodeiros de acrílico, sertanejo corno, livrinhos de auto-ajuda, baixarias na televisão... Uma corrente de estudiosos garante que a indústria não induziu o consumo da banalidade, mas nasceu da necessidade, do clamor popular. O povo gosta de baixaria, dá audiência para a baixaria, pede baixaria. Desde que comecei meu combate pela despocotização do Brasil afirmo que o povo, tendo opção, não quer consumir a baixaria. Mas estou começando a mudar de opinião. O povo não é tão ingênuo assim, gosta mesmo é de sacanagem...

Pois quer saber? Acho até que isso é lógico. Se essas porcarias não desenvolvem o cérebro devem estar desenvolvendo as bundas.

Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Faça parte do Movimento pela Despocotização do Brasil, acesse www.lucianopires.com.br.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

RAPIDAS

Comunicação

Nos dias 30 e 31 acontecerá a Conferencia Estadual de Comunicação na Usina de Arte João Donato. Tendo como objetivo discursão dos eixos e propostas para a Conferencia Nacional.
O debate promete.

Inscrições

As incrições para a conferencia podem ser feitas a traves do Portal de Noticias do Governo: http://www.agencia.ac.gov.br/.
Já estou inscrito.

Já to lá

Além de participar do Debate em especial no Eixo 2, que trata das Tv's e radios comunitarias. Também estarei de olho para ver quem será o delegado indicado de nosso municipio, pois eleição não teve.

Alguem tem um palpite?

Falando em Cultura

Muitas são as criticas direcionadas ao Prefeito por causa da criação da secretaria de cultura e a ausencia de secretário na Pasta.

"Alguns dizem ate que o Prefeito não tem nenhum compromisso". "Que a Cultura está abandonada"...

Porém

Nós proximos dias estarei publicando uma materia onde ficará claro quem realmente não teve nenhum compromisso com a cultura de nosso municipio.

E tem mais....

O que irei publicar aqui é baseado em provas concretas que tenho em maos. E todos saberão quem não teve o menor respeito pela cultura.

Vereadores

E ja adianto uma pergunta aos vereadores de segundo mandato:
Houve fiscalização das ações executadas pela ex-administração?


Ministério da Cultura lança curso gratuito de desenho animado à distância

Agência Brasil
28-Out-2009

Jovens precisam ter mais de 16 anos, com acesso à internet e noções de desenho. Inscrições já estão abertas

Jovens de todo o país já podem se inscrever, via internet, a partir de hoje (28), para participar de um curso de ensino a distância que dará oportunidade de atuar no mercado profissional de animação.

O projeto, intitulado AnimaEdu, é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual, Infraero e a produtora OTTO Desenhos Animados.

O programa foi lançado hoje, quando é comemorado o Dia Internacional da Animação, com eventos em 400 cidades do Brasil e 30 países.

Para participar da iniciativa não precisa entender de animação. Basta ter idade mínima de 16 anos, computador com acesso à internet, scanner e noções de desenho.

As atividades, que abrangem 18 módulos, vão começar em novembro e serão concluídas em janeiro de 2010. Para ser incluído na primeira turma é preciso fazer a inscrição no site www.animaedu.com.br.

O curso é gratuito e tem duração de nove a 16 semanas, com aulas com duração de uma hora, acompanhadas por tutores, duas vezes por semana.

O material didático, contendo textos, exercícios e manuais, será disponibilizado no site do AnimaEdu e só poderá ser acessado por jovens matriculados no curso. Ao final, cada aluno ganhará um certificado de participação. A primeira turma será formada em caráter experimental, mas a idéia é que depois o projeto passe por ajustes para atender a um público mais diversificado.

Segundo os organizadores do projeto, os formandos poderão trabalhar na realização de curtas metragens para publicidade, material destinado à internet e a empresas da área de desenho animado.

Prefeitura adere ao Selo Unicef


Prefeito Padeiro aderiu no ultimo dia 27/10 ao termo de compromisso celebrado entre o Governo do Acre e o Fundo das Nações Unidas para a Infancia (Unicef), visando a melhoria dos indicadores para a infancia e a adolescencia.


O pacto institui o Selo Unicef Município Aprovado, que trará reconhecimento internacional às prefeituras que melhorarem os índices básicos dessa fase da vida.


O foco da atenção governamental e das prefeituras é a saúde da criança e da mulher, garantindo manutenção e elevação de serviços básicos como a cobertura vacinal e, para as grávidas, a realização de pelo menos sete exames durante o pré-natal.


Leia mais aqui .

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bolsa Familia

A Secretaria Municipal de Ação Social realizou na ultima segunda feira (19/10) no Centro de Cultura e Florestania uma reunião tendo como pauta as ações do bolsa família no município de Bujari.

Estiveram presentes a Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, o Superintendente da Caixa no Acre, O Gerente da Agência da Caixa, o Promotor de Justiça da Comarca de Bujari, o Prefeito Padeiro e a equipe da SEMAS.

O objetivo da reunião era esclarecer as ações, objetivos do programa bolsa família. Além de dar uma resposta as constantes denuncias que estão sendo feitas pelos vereadores sobre irregularidades no programa.

A Secretária de Ação Social Maria Rocilda lamentou a ausência dos vereadores na reunião. Segundo ela, "era de fundamental importância a presença dos vereadores para tirar todas as duvidas sobre o programa e seu funcionamento".

A coordenação estadual deixou bem claro os critérios de participação no programa e também de que forma é procedido a exclusão. Ficando claro que em ambos os casos (tanto inclusão quanto exclusão) tem por base as informações repassadas pelo beneficiario.

A Caixa economica federal, na ocasião representada pelo Superintendente e Gerente da Agência Bosque, falaram do processo de entrega de cartões e senhas dos beneficiarios do programa bolsa família. Segundo o gerente, "a caixa só faz a entrega do cartão diretamente ao beneficiario, descartando qualquer possibilidade de fraude nesse processo".

O novo promotor de justiça do municipio, falou da responsabilidade de todos nós detentores de cargos públicos, frisando ser normal as criticas e cobranças. Porém ressaltou que o papel da Câmara é de fiscalizar sim, mas com responsabilidade e de forma sensata. Ainda segundo o Promoter o que se pode perceber é que a um embate politico no município.

De modo geral a reunião foi bastante esclarecedora para os que ali se faziam presentes. Pena mesmo os vereadores não se fazerem presentes.

Pré-Conferencia Estadual de Comunicação

O Governo do Acre realizou tardiamente no ultimo dia 16 (sexta-feira) um debate público que foi transmitindo para todo o Estado através do TV Aldeia. O tema era "Meios para a Construção dos Direitos e Cidadania na Era Digital", tendo como horizonte as conferências Estadual e Nacional de Comunicação.

A Comissão Organizadora delego as Câmaras Municipais dos 22 municípios, a responsabilidade dar publicidade e dispor de local apropriado para que todos (e neste ponto vale ressaltar, todos sem excessão) participassem do debate.
E aqui gostaria de deixar minha critica quanto a atuação da Câmara de Bujari, pois não ouve ampla divulgação aos interessados, bem como a péssima qualidade de imagem e áudio.

Devido a este fato, tomei a iniciativa juntamente o Locutor Fabio Lopes de assistir o debate em loco. Participamos do debate ao vivo na Biblioteca Publica.

A pré-conferencia também teve por objetivo a retirada de delegados para participar da conferencia estadual que será realizada dias 30 e 31 de Outubro. A eleição deveria ser realizada em cada município e entre os que ali se faziam presentes. Como participei em Rio Branco, ao retornar procurei me informa quem fora o delegado eleito em nosso município. Para minha surpresa, fico informado que não houve votação e nenhum delegado fora eleito.

Fica a questão: será que o Delegado será por nomeação?


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pessoal, o site www.oeducador.net irá sortear 20 pendrives de 2GB na Semana do Professor (de 13 a 16 de outubro).

O portal disponibibiliza um software gratuito para professores e reúne diversas informações interessantes, como planos de aula e bancos de questões.

Você pode participar via Orkut, Twitter ou Blog. Veja como:

  1. No Twitter, siga o perfil @oeducador e “retwitte” (reenviar as mensagens colocando RT no início) os anúncios publicados durante a promoção, mantendo as tags @oeducador. Exemplo: RT @oeducador está realizando a promoção Semana do Professor. Confira: http://tiny.cc/educador
  2. Crie um post em seu Blog divulgando a promoção ou o site www.oeducador.net.
  3. Atualizando o status do seu perfil no Orkut para a seguinte mensagem: O educador.net vai sortear 20 pendrives na semana do professor. Veja como participar: http://tiny.cc/educador.
No caso do Blog e do Orkut, você deve enviar um e-mail para oeducador@aix.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com seu nome completo e o endereço do Blog ou perfil do Orkut.

Quanto mais você divulgar o Educador.net, mais chances tem de ganhar!

Veja todos os detalhes da promoção no site www.oeducador.net.

Debate Público nesta sexta-feira precede Conferência Estadual de Comunicação no Acre

A I Conferência Estadual de Comunicação já tem dia e local certos: 30 e 31 de outubro, no teatro da Usina de Arte João Donato. Mas antes de realizar este grande encontro que promete reunir comunicadores de todo o Estado, a comissão organizadora do evento promove nesta sexta-feira, 16 de outubro, um debate público para aproximar mais os participantes do tema da conferência nacional, proposta pelo Governo Federal. "O debate servirá para nós refinarmos os roteiros, qualificarmos mais a discussão. É como uma etapa preparatória para a Conferência estadual", diz o jornalista Itaan Arrudas, um dos representantes do Governo do Estado na comissão organizadora.

Mais informaçãoes ( clique )

Projeto Computador Portátil para Professores abrange todo o paísVencida, com sucesso, a fase de testes iniciada em 31/08/09 em 64 municípios, o Projet

Vencida, com sucesso, a fase de testes iniciada em 31/08/09 em 64 municípios, o Projeto Computador Portátil para Professores é estendido agora a todos os municípios brasileiros.

Vencida, com sucesso, a fase de testes iniciada em 31/08/09 em 64 municípios, o Projeto Computador Portátil para Professores é estendido agora a todos os municípios brasileiros. E o Governo Federal escolheu justamente o Dia do Professor (15 de outubro) para proporcionar a toda essa valiosa categoria os benefícios do Projeto, permitindo a aquisição facilitada de notebook, conforme especificado nesse site. Sendo assim, todo professor, das redes públicas e privadas e de todos os níveis de ensino, que deseje aderir ao Projeto deve procurar uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para providenciar seu pedido de compra, seguindo os roteiros do Projeto. O Correio, como integrador logístico, encaminhará o pedido ao fabricante escolhido, buscará o equipamento junto à indústria e o entregará no endereço definido pelo professor. Com esse Projeto, o Governo Federal espera incluir digitalmente todo um universo de profissionais que se dedicam à educação, contribuindo, com isso, para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.

Vencida, com sucesso, a fase de testes iniciada em 31/08/09 em 64 municípios, o Projeto Computador Portátil para Professores é estendido agora a todos os municípios brasileiros.

Vencida, com sucesso, a fase de testes iniciada em 31/08/09 em 64 municípios, o Projeto Computador Portátil para Professores é estendido agora a todos os municípios brasileiros. E o Governo Federal escolheu justamente o Dia do Professor (15 de outubro) para proporcionar a toda essa valiosa categoria os benefícios do Projeto, permitindo a aquisição facilitada de notebook, conforme especificado nesse site. Sendo assim, todo professor, das redes públicas e privadas e de todos os níveis de ensino, que deseje aderir ao Projeto deve procurar uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para providenciar seu pedido de compra, seguindo os roteiros do Projeto. O Correio, como integrador logístico, encaminhará o pedido ao fabricante escolhido, buscará o equipamento junto à indústria e o entregará no endereço definido pelo professor. Com esse Projeto, o Governo Federal espera incluir digitalmente todo um universo de profissionais que se dedicam à educação, contribuindo, com isso, para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro.

Fonte: http://www.computadorparaprofessores.gov.br/

terça-feira, 13 de outubro de 2009

II Conferencia Estadual de Cultura


Como já mencionado neste espaço, durante a ultima semana (de 05 a 08) aconteceu a Semana Estadual de Cultura, tendo como sede a capital Rio Branco.

Se fizeram presentes delegados de todos os municípios do Estado, com o objetivo de debater e traçar as politicas públicas na área da cultura. O nosso município contou com cinco representantes ( Ney, Paula Diniz, Elizangela Campos, Nicola Di Grazi e Felipe Guedes) eleitos democraticamente na 1ª Conferencia Municipal de Cultura de Bujari.

No primeiro dia foi realizado um seminário sobre o sistema nacional de cultura, tendo como Palestrante o Sr. Roberto Peixe, representante do Ministério da Cultura. O sistema visa interligar e integrar as politicas publicas na área da cultura de todo o país, tendo como princípios a diversidade, a universalização, o fomento, a integração e interação, a tranparencia e a democratização da cultura.

Cada estado e município deverá criar seu sistema e se integrar ao sistema nacional. Os sistemas de cultura deverão ter pelo menos 5 elementos constitutivos: órgão gestor, conselho de politica cultural, sistema de financiamento da cultura, plano de cultura e conferencia de cultura.

Os dois dias seguintes foram dedicados para discussão dos eixos temáticos e propostas para a Conferencia Nacional de Cultura, sempre pautando as propostas municipais e estadual. Tivemos ainda a discussão e aprovação da Minuta de Projeto que institui o Sistema Estadual de Cultura.

Os trabalhos finalizaram a 1:00 h da madrugada de sexta-feira, 09, com a escolha dos delegados que representaram o Estado e todos os 22 municípios na Conferencia Nacional de Cultura em março/2010.

De modo geral, está Conferencia foi um marco histórico para a Cultura Acreana, onde ali estiveram grandes fazedores de cultura de todo o Estado. E a todos os delegados de municípios ficou a grande responsabilidade de sensibilizar o poder publico local a aderir ao sistema nacional de cultura.

Particularmente, considero esta uma experiência ímpar, que me engrandeceu bastante como pessoa, como consumidor de cultura e principalmente como cidadão.

Para saber mais acesse também o blog: http://culturabujari.wordpress.com/

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

De volta

Caros Leitores deste espaço, peço desculpas pela falta de novos posts.

Estive nos ultimos dias participando e representando o nosso municipio na 2ª Conferencia Estadual de Cultura.

O evento contou com a presença de todos os municipios do Acre, onde foram definidas politicas publicas para a Cultura.

Nos proximos dias estarei postando relatos deste grande marco da Cultura Acreana.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PREFEITURA REALIZAVA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO IDOSO

A Prefeitura de Bujari juntamente com a Coordenação da Casa do Idoso realizou ontem (01/10) as 18:00h um jantar para homenagear o Grupo Terceira Idade e todos os idosos de nosso município.

O evento, teve ainda como atração uma animada Banda Musical, onde os presentes dançaram o famoso arrasta pé (forro) e o sorteio de vários presentes.