segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Este foi um ano de alegrias, algumas tristezas e, muitas realizações. O mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Nos tornamos um pouquinho mais brasileiros.

E um lembrete do Blog Bujari News: Vamos buscar ver a felicidade nas coisas simples pois a felicidade é simples, não tente complicar uma coisa simples, pois a simplicidade é o caminho para a FELICIDADE!

Computador e internet ainda são subutilizados nas escolas

Pesquisa realizada em 400 escolas públicas em 13 capitais brasileiras mostra que o tradicional problema de falta de infraestrutura está sendo superado pela falta de preparo para lidar com as novas tecnologias. As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas. Entre as instituições de ensino, 98% tem computador e 83% acesso a internet com conexão banda larga. Mas em poucas escolas os equipamentos são utilizados de forma eficiente na melhoria da aprendizagem.

“A formação inicial não prepara os professores para isso. Você precisaria combinar a disponibilidade dos recursos com a melhor formação para que a tecnologia fique a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares”, explica Ângela Danneman, diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa.

Entre os professores entrevistados, 74% diz que foi pouco ou nada preparado para utilizar o computador como ferramenta pedagógica durante a sua formação. E mais da metade não participou de nenhum tipo de curso de atualização em tecnologias no último ano.

Nas escolas, os computadores se concentram em áreas administrativas ou no laboratório de informática. Em apenas 4% delas há máquinas nas salas de aula. Mesmo que a pesquisa indique que mais de 90% das escolas estão equipadas com computadores, Ângela aponta que não é possível dizer que o problema da infraestrutura foi superado.

“Seria simplista dizer que o problema não está na infraestrutura. A média de alunos das escolas nas capitais brasileiras é de 1 mil. E a minoria delas têm mais do que 30 computadores, então ainda temos a necessidade de ampliar a infraestrutura”, aponta. Apenas 15% das escolas têm mais de 30 máquinas, 28% entre 21 e 30, 29% entre 11 e 20 e 28% têm de um a dez.

A especialista destaca que é importante que os professores dominem não só o uso de ferramentas, mas saibam como utilizá-las na transmissão de conteúdos de forma a motivar o aprendizado. “Os jovens estão muito avançados no uso da internet, eles se comunicam em redes sociais, usam blogs, a escola precisa acompanhar isso. Mas precisa acompanhar fazendo o que é papel da escola, ou seja, na aprendizagem dos conteúdos”, defende.

Fonte: Ecos da Noticia

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

pra refletir

Parece que já aconteceu com todo mundo. Comigo, com você. A gente pára e conclui que tomou uma decisão mas deveria ter tomado outra, e assim fica sem o resultado esperado.

Por esse motivo, deixo para reflexão sete opções que podem ser pensadas antes para evitar arrependimento depois.

1. Comi ou bebi demais, e agora estou arrependido, sofrendo as conseqüências físicas disso.

2. Não planejei os meus atos e sofro as conseqüências de não poder concluir minhas tarefas.

3. Disse uma palavra dura contra o meu amigo, companheiro ou parente, e estou ressentido do meu gesto, pois poderia ter evitado magoar a pessoa e, ao mesmo tempo, me entristecer.

4. Deixei de oferecer a atenção devida para a minha família, em especial para meus filhos pequenos, pois estava muito ocupado, e agora sofro problemas com o comportamento deles.

5. Fiquei de fiador de uma pessoa que não fez os pagamentos, e agora responsabilidade recaiu sobre mim. Ah! Se arrependimento……

6. Comprei alguma coisa sem avaliar a sua utilidade e não tenho para ela qualquer proveito, sendo assim uma compra inútil. Gastei à toa.

7. Considerei que Deus e a vida eterna eram coisas para pensar depois, agora não tenho certeza da salvação da minha alma.

Certas escolhas equivocadas trazem efeitos relativamente simples, como uma ressaca ou indigestão, curável a partir do medicamento apropriado, outras levam a danos muito mais profundos, caso de problemas com filhos, mas nenhuma é tão importante como a que se refere à alma, pois ela vale mais que o mundo inteiro…

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Apartir de Janeiro salario minimo será de 510,00

A partir de 1° de janeiro de 2010 o valor do salário mínimo será de R$ 510,00, informou há pouco o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O presidente Lula, que está no Rio de Janeiro, já bateu o martelo e deve assinar medida provisória reajustando o mínimo nesta última semana do ano. O valor do mínimo é também referência para o pagamento de aposentadoria do INSS – e o reajuste vai custar R$ 4,6 bilhões nas contas da Previdência.

Leia mais Aqui

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Caged mostra aumento na geração de emprego no Bujari

Bujari apresentou aumento de 1,52% no preenchimento de vagas de emprego

Realizei uma pesquisa no Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho onde se pode contatar uma aumento na geração de emprego. O município de Bujari apresentou variação positiva em 2009.

A pesquisa compreende o periodo de janeiro a outubro de 2009, onde ficou constado que houve um aumento de1,52% no número de empregos formais. No ano passado no mesmo periodo houve uma queda de 4,49%.


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CURIOSIDADE....................

Sabe porque o anel de compromisso se usa no quarto dedo?

Existe uma lenda chinesa que conseguiu explicar de uma maneira bonita e muito convincente!

Os polegares representam os pais;
Os indicadores representam teus irmãos e amigos;
O dedo médio representa a ti mesmo;
O dedo anelar (quarto dedo) representa o seu cônjuge;
O dedo mindinho representa teus filhos;

Agora junta tuas mãos palma com palma, depois, une os dedos médios de forma que fiquem apontando a ti mesmo, como na imagem abaixo:

Uma bela explicação...

Agora tenta separar de forma paralela teus polegares (que representam teus pais) e você vai notar que eles se separam porque teus pais não estão destinados a viver contigo até o dia da tua morte. Una os dedos novamente.

Agora tenta separar igualmente os dedos indicadores (que representam teus irmãos e amigos) e você vai notar que também se separam porque eles se vão e tem destinos diferentes como se casar e ter filhos.

Tente agora separar da mesma forma os dedos mindinhos (que representam teus filhos) e estes também se abrem porque teus filhos crescem e quando já não precisam mais de nós… se vão. Una os dedos novamente.

Finalmente, tente separar teus dedos anelares (o quarto dedo que representa teu cônjuge) e você vai se surpreender ao ver que simplesmente não consegues separá-los.

Isto se deve ao fato de que um casal esta destinado a estar unido até o último dia da sua vida e é por isso que o anel se usa neste dedo.

Vale pensar nisso…

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

DE VOLTA

Peço desculpas aos leitores deste espaço. Tive uma semana muito cheia, muito trabalho, faculdade, MBA, além de está dando suporte para o TRE no recadastramento biometrico que se inicia amanha (15/12) a partir das 09:00 h e vai ate o dia 28 de janeiro de 2010.

Também foi uma semana de muita reflexão, pensei e analisei bastante os questionamento feitos a minha pessoa na ultima sessão da câmara legislativa, talvez alguns ate estejam pensando e especulando que não iria mais escrever devido a isso. Aos que assim raciocinaram, lamento, mais estão enganados. Pois quando decidi criar este espaço não o fiz para usa-lo em beneficio de A ou B, simplismente o fiz como forma de transcrever minhas opiniões, meus pensamentos e reflexões a cerca de varios temas.

Pra minha surpresa, percebo que o que aqui divulgo tem sido encarado como perseguição e jogada politica por alguns vereadores. Na ultima sessão foi tachado de vender minha alma, minha lingua em troca de beneficios, sinceramente gostaria de saber que beneficios são esses? Pois não tenho conhecimento de beneficio algum.

Gostaria de esclarecer mais uma vez que as informações postadas neste blog são de minha inteira responsabilidade e refletem minha opinião e não as da instituição onde trabalho. Portanto, não cabe as acusações de que aqui estou a mando de outros, ou que escrevo materias encomendadas e muito menos que recebo qualquer beneficio para tal. É tudo mentira......

O Nobre Vereador Marieldo, o qual tenho muito respeito e consideração, se mostrou ofendido pelo comentário que coloquei falando que o DEAS é responsavel pela grande quantidade de buracos em nossa cidade. Gostaria de esclarecer que quando fiz esse comentário não é minha intensão eximir a responsabilidade de manutenção das ruas da Prefeitura, meu objetivo foi atentar para a irresponsabilidade do DEAS quando faz o serviço de manutenção da rede de abastecimento de agua. Assim como não é intensão deste blogueiro macular a imagem da Vereadora Sônia Cabral como foi afirmado em tribuna, quanto a isso respondo que em momento algum tive esta intensão, pois sei do trabalho que esta Vereadora desenvolveu e desenvolve em nosso municipio, seja a frente da Igreja ou seja como vereadora, então não quero que a mim sejam imputadas palavras que não sairam de minha boca.

Quanto ao comentário de um leitor que reproduzi referente as visitas dos vereadores ao DEAS, falo pela conversa que tive com o que o mesmo quiz passar é que muito embora os Nobres Vereadores tenham constantemente cobrado melhorias quanto a qualidade da água, o problema perciste.

Também fui questionado o porque de não divulgar os trabalhos da câmara. Quanto a isso creio que já foi respondido pelos proprios vereadores, quando disseram que o site da Camara Municipal de Bujari é considerado um dos melhores do Acre. Pronto, não existe necessidade de aqui eu ficar reproduzindo as materias da Câmara. Quem quizer pode acessar o proprio site da casa. E como já fiz de outras vezes vou divulgar novamante para aqueles que ainda não conhecem http://bujari.aleac.net

Pra finalizar, quero dizer que não é minha intesão entrar em guerra com a Câmara e muito menos com o Vereador Marieldo. Então vereador guarde suas armas ou então as use para combater com outros, pois este que aqui escrever jamais irá comprar briga de ninguém, muito menos criar. Espero que fique claro que o que publico é minha opinião e isso ninguém pode me proibir de fazer ou pensar. Desde que não esja ofendendo ou denegrindo a imagem de alguém.

E a pedido segue abaixo um resumo da ultima sessão do dia 07 de dezembro.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Resumo Sessão Câmara 07/12/2009

Vereador Marieldo Alves solicita do executivo a doação de um terreno para que seja construida a sede do Ministério Público Estadual no municipio de Bujari.

Grifo: Certamente é de fundamental importancia para o municipio que todos os poderes tenham sua autonomia instituida e reconhecida, desta forma a construção de uma sede propria do MPE constituirá numa importante medida para este fim.

Vereador Daniel Melo faz solicitação ao TRE-AC para que seja implantado postos de recadastramento biometrico em pontos estratégicos da zona rural (Escola José Cesário, Antimary, etc.) tendo em vista a grande dificuldade dos moradores da zona rural em se deslocar nesse periodo chuvoso. Ainda segundo o vereador, tal situação poderá resultar numa diminuição exobirtante do número de elitores em nosso municipio.

Grifo: Concordo plenamente com o posicionamento do Nobre Vereador, porém o TRE já elaborou toda uma logistica para a realização deste recadastramento, tornando muito pouco provavél que se implante novos postos. Falo isso, pois na ultima segunda (07/12) estive participando do treinamento na sede do TRE em Rio branco e esta mesma questão foi levantada pelos que ali se faziam presentes. Vale ressaltar ainda que o periodo de recadastramento no Centro de Cultura e Florestania será de 15/12/2009 à 28/12/2010, ou seja, aproximadamente 45 dias e não apenas 15 dias como sitou o Vereador. Importante dizer também que mesmo apos findar essa primeira etapa, aqueles que por algum impedimento não conseguiram realizar o recadatramento, poderão se deslocar até o posto de atendimento de Rio Branco ou no Ponto de Atendimento do Bujari pois ambos continuarão a realizar tal serviço.

Vereadora Sônial Cabral parabenizou a Prefeitura Municipal de Bujari pela reforma da Sede do Conselho Tutelar do nosso municipio.

Vereador Fredson Paiva solicitou ao Executivo que se providencie dentro das possibilidades, a limpeza dos rios de nosso municipio, em especial o Riozinho do Andira e Rio Antimary onde se concentra uma grande quantidade de familias. E que seja disponibilizado dentro do orçamento uma rubrica orçamentária exlusiva para este fim de modo que o Prefeito tenha meios para implantar esta ação.

Grifo: É de grande importancia que se atente para as questões ambientais e que medidas de precaução e prevenção sejam tomadas. O Nobre Vereador foi bastante eloquente ao levantar esta questão, tendo em vista o atual quadro em que se encontra o Meio Ambiente Mundial. Também deve-se atenta não somente para a limpeza desses rios, mais para a conscientização dos que as suas margens vivem.

Vereador Zezinho Cavalcante, trouxe para tribuna seu repúdio ao atual escandalo envolvendo o Governado do DF que pertence ao seu partido (Democratas). O vereador também fez esclarecimentos quanto a reportagem da Câmara, onde mostra os garis usando luvas cirugicas, segundo o vereador, em conversa com o Secretário de Obras, o mesmo comunicou que todos os garis receberam luvas e fardamento, tendo inclusive registros que comprovam essa afirmação. Ainda segundo o secretário, se alguns estão usando luvas cirurgicas é por birra e questões politicas.


Vereador Francisco Bessa, disse em seu pronunciamento que assim como se vai realizar um recadastramento dos eleitores, também se faz necessário uma recontagem dos moradores de nosso municipio.

Grifo: Embora seja de desconhecimento do Nobre Vereador, mais já esta em andamento a recontagem nacional de toda população e ai se inclui também o municipio de Bujari. Inclusive já foram realizadas reunião entre a Coordenação Estadual do Censo e representantes de diversos segmentos do municipio de Bujari. E mais ainda, na ultima reunião, que inclusive participei, foi questionado a ausência de representantes da Câmara Municipal muito embora tenha sido enviado convite dando ciência da temática.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Nota de Esclarecimento

Este post tratará que responder ao questionamento do Sr. Junior Uchoa, que se identificou como criador da Companhia de Dança de Salão Energia Cristalina.

Quanto a quem sou eu, você poderá encontrar no meu perfil a descrição de quem eu sou.

No tocante a pergunta sobre quem me autorizou a usar o nome da Companhia, esclareço o seguinte:

1º - Este é um blog que tem por objetivo noticiar fatos, acontecimentos e eventos do municipio de Bujari.

2º - Se alguem esta a usar o nome de sua Companhia não é este que vos escreve, pois simplesmente noticiei a vinda desta Companhia tomando como referencia os inumeros cartazes espalhados pela cidade.

3º - Se, e somente se, você realmente é o criador da Compania, sugiro que busque esclarecimentos com que está realmente se valendo do nome dela. E no caso não sou eu.

Espero que tenha ficado esclarecido todos os fatos.

Para quem quiser ler o post clique aqui

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Rápidas

Balanço

Final de ano chegando, para muitos momentos de festas e diversões. Para outros, momento de reflexão e balanço do ano que se finda.

Descoberta

Blogueiro Altino Machado escreve em seu twitter: Acadêmicos da Ufac encontram lago com vitória régia gigante no município do Bujari.

Água Mineral

Reproduzindo a frase de um cidadão, referente as constantes visitas de Vereadores ao DEAS: "Se visitar resolve-se o problema nós já estariamos consumindo água mineral".

Ruas esburacadas X DEAS

Observando os buracos das ruas de nossa cidade e refletino sobre o surgimento dos mesmos, conclui: A maioria dos buracos são causados por escavações do DEAS para reparos na rede de água.

Prova

Prova disso é a cratera que ameaça surgir em frente a sede do SINTESAC na rua Celson Garcia.

Repasse

Pela expressão dos Vereadores na sessão de 01/12, os mesmos ficaram descontentes com o valor do orçamento da Casa para o ano de 2010, algo em torno de R$ 340.000,00.

Muito boa

Vereador Francisco Bessa (PCdoB) em seu discurso deu uma extença explicação sobre os recursos destinados a Câmara, faltou uma explanação dos gastos da Casa.

Tranparência

Quando se exige transparencia é necessário também ser transparente.


Casa

Está previsto para ainda este mês ocorrer a entrega das casas populares as familias que já foram contempladas por meio de sorteio.

Gestão Pública

Está previsto para o dia 15 de dezembro o encerramento das atividades do 1º Semestre do Curso de Gestão Pública.

9 em 1.

O curso aborda principalmente a pratica de controle e fiscalização dos recursos públicos. Lamentavel que dos 9 vereadores apenas o Vereador Daniel (PMN) participa do curso.

Cine Club

Pra finalizar, em breve teremos uma boa opção de lazer para os jovens, adultos e crianças. Vem ai o CINE CLUBE BUJARI, para todos os amantes da arte do cinema.