quinta-feira, 27 de maio de 2010

Acaba hoje prazo para cidades com mais de 100 mil habitantes divulgarem contas na internet

Termina hoje o prazo para que a União, estados e os 273 municípios com mais de 100 mil habitantes publiquem na internet, em tempo real, informações detalhadas sobre quanto arrecadam e como gastam o dinheiro dos contribuintes. Na esfera federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) aproveitou a data para lançar a nova ferramenta do Portal da Transparência, a consulta "Informações Diárias", que permite ao cidadão conhecer a execução diária das receitas e despesas do governo federal.

Os estados e municípios que não cumprirem a Lei Complementar 131, que obriga administrações públicas a divulgarem receitas e despesas na internet, terão suspensas as transferências voluntárias feitas pelo governo federal. "O governo deve fiscalizar, mas isso ainda não está tão claro na regulamentação. O governo tende a não ser tão rigoroso, porque a intenção não é suspender os repasses. O objetivo principal é ser mais transparente", afirmou. Segundo ele, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) vai acompanhar a implementação da lei, mas não vai fiscalizar. "Cabe ao cidadão e à sociedade civil acompanhar e denunciar, porque a CGU está disposta a receber as denúncias e apurar", disse.

Para municípios com população entre 50 e 100 mil habitantes, o prazo para o enquadramento na lei é de dois anos, a partir da data da publicação da lei. Já para municípios com até 50 mil habitantes, o prazo para providenciar a publicação das informações definidas na lei é de três anos. A regra serve para todos os poderes.

OFICINA CAPAICTAÇÃO CINE MAIS CULTURA - BELEM/PA

OFICINA CAPAICTAÇÃO CINE MAIS CULTURA - BELEM/PA

CINE MAIS CULTURA - UJB - CINE BUJA

Municipio de Bujari será um dos quatro municipios contemplados com uma Sala de Cinema através do programa do Ministério da Cultura - Cine Mais Cultura.

O projeto teve como proponente a União de Jovens em Ação de Bujari - UJB, atualmente sobre presidencia do Locutor e Cantor Fábio Lopes. O projeto foi elaborado por este que vos escreve. E conta ainda com o apoio da Escola Municipal Edmundo Pinto que irá ceder o espaço para exibição.

Pessoalmente este projeto é o marco inicial das minhas ações voltadas para o desenvolvimento social e cultural deste muncipio que tanto já contribuiu na minha formação.

O projeto contempla o recebimento de 01 Kit contendo Aparelho de DVD, Data Show, Mesa de Som e Caixas de Som, além de 104 filmes nacionais.

Além de elaborar o projeto tive a oportunidade de participar da oficina de capacitação que ocorreu de 16 a 22 de maio na cidade de Belém-PA, onde recebemos todas as orientações de como iniciar e manter o Cine.

Saimos da oficina com a certeza de que teriamos muito trabalho pela frente, mais também com a convicção de que estamos dando uma contribuição sem igual para a cultura brasileira e para toda a população bujariense.

São ações como está, pequena, simples..... mas que promovem mudanças grandiosas em uma comunidade. Pois através do cinema podemos nos enxergar, debatar nossos problemas sociais, tratar de temas como as drogas, a violência, o preconceito.... podemos nos divertir, da risadas.

Enfim, atraves do cinema o povo pode se ver. E este o objetivo e a proposta da UJB com a implantação do CINE BUJA.

Primeiro Humano Infectado com Virus Informatico


Um cientista Inglês, Mark Gasson foi o primeiro ser humano infectado com um vírus informático.

É verdade os vírus dos computadores chegaram às pessoas de carne e osso!

Mark Gasson inseriu na sua mão um chip parecido com os que se põe nos animais como p. ex. os chips para identificar os cães. Mas este chip permitia ser remotamente programado.

Foi injectado código no chip com características de vírus ou seja código que tinha a capacidade de se propagar a outros chips e assim multiplicar-se tal como fazem os vírus Informáticos e humanos.

O cientista com esta demonstração alerta a comunidade para os riscos inerentes à utilização de dispositivos dentro do nosso corpo cada vez mais complexos.

Tal como os computadores em primeiro lugar, e agora os telemóveis e outros gadgets foram infectados com vírus, um ser humano com um implante, num futuro muito próximo estará vulnerável a um ataque informático.

Esta experiência faz-nos pensar duas ou mil vezes antes de inserirmos um chip no nosso corpo, tal como se anda a tentar impor na sociedade para meterem chips nas crianças para elas não se perderem ou não serem raptadas.

Será que isto é uma tentativa inocente?

Não será uma manobra para controlar a sociedade no futuro?

Implantes podem ser inevitáveis para continuarmos vivos, mas chips de localização e coisas similares, não nos fazem falta nenhuma.

É que um chip no corpo que possa ser controlado, pode fazer muita coisa, como abrir portas para vírus biológicos mortais, provocar reacções químicas que matem, ou ponham a pessoa maluca.


quarta-feira, 19 de maio de 2010

Emissão da carteira de identidade única começa em outubro

A partir de outubro alguns estados começarão a emitir o novo modelo brasileiro da carteira única de identidade.

Chamado de Registro de Identidade Civil (RIC), o projeto vem sendo idealizado desde janeiro de 2009 e tem como proposta reunir números de RG, CPF, Carteira de Habilitação, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho em um único documento.

O documento unifica a numeração e emissão da carteira de identidade, que agora também terá um chip com informações sobre data de nascimento, cor da pele e altura.

O documento traz também imagem de segurança visível por refração da luz, código de leitura óptica, borda da fotografia gravada a laser e integrada ao fundo do documento.

Inicialmente, o projeto chegará somente a um estado de cada região brasileira, que ainda estão sendo definidos.

Há previsão de que 150 milhões de brasileiros terão o documento em dez anos. Até lá, o RG continua valendo.

LIBERAÇÃO DE RECURSOS - BUJARI

Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 17/05/2010.

Os convênios do município de BUJARI/AC que receberam seu último repasse no período de 11/05/2010 a 17/05/2010 estão relacionados abaixo:

--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 636528
Objeto: CONSTRUCAO DO COMPLEXO POLIESPORTIVO E DE LAZER 1 ETAPA PISCINA OLIMPICA E BANHEIROS
Órgão Superior: MINISTERIO DO ESPORTE
Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE BUJARI
Valor Total: R$487.500,00
Data da Última Liberação: 14/05/2010
Valor da Última Liberação: R$97.500,00