sábado, 29 de janeiro de 2011

Sete prefeituras não podem receber verbas

Sete prefeituras no Acre estão impossibilitadas de receber recursos do governo federal. O impedimento é relativo às diversas irregularidades praticadas pelos gestores municipais. As anormalidades vão desde a falta de pagamento ao INSS à ausência nas prestações de contas. Débitos na certidão de regularidade previdenciária também constam na lista negra de alguns prefeitos.

Nessas condições estão as prefeituras de Tarauacá, Senador Guiomard, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Porto Acre, Jordão e Feijó. Todas elas possuem inconsistência no pagamento ao INSS. Esse pagamento é requisito essencial para receber os recursos da União. Com ele em débito, muitas prefeituras podem até ter as obras do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) comprometidas.

As prefeituras de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil, Bujari e Rio Branco apresentam algumas irregularidades, mas nada que as impeçam de receber os recursos. As maiores anormalidades dessas prefeituras são relativas à falta de cumprimento a certidão de regularidade previdenciária.

Marcos Frederic, técnico em projeto da Associação dos Municípios do Acre (Amac), explicou que existem exceções nas irregularidades. Segundo ele, não são todos os erros que impedem assinatura de convênios. "Se o gestor estiver inadimplente com o Ministério da Defesa, por exemplo, e se tiver algum convênio para assinar com esse ministério, não assina. Mas pode assinar com outro ministério", explicou.

Adimplentes estão apenas as prefeituras de Santa Rosa, Plácido de Castro, Epitaciolândia, Cruzeiro do Sul, Acrelândia e Brasiléia.

Fonte: A tribuna
Por: Ana Paula Batalha

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Secretaria de Segurança fiscaliza bares e restaurantes no Bujari

Esta semana, o prefeito de Bujari, João Edivaldo Teles de Lima, o Padeiro, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, esteve na Secretaria de Segurança Pública para uma audiência com o secretário Ildor Reni Graebner.

O prefeito foi pedir ajuda para restabelecer a normalidade na cidade após um dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e agência dos Correios ter sido alvo da ação de ladrões. Na audiência ele também comunicou que seu município estava sem delegado, já que, desde que o titular entrou de férias, ninguém o substituiu.

João Padeiro disse que o caixa eletrônico foi parcialmente destruído pelos ladrões com o uso de um maçarico. “Isso obriga o deslocamento dos clientes do Banco do Brasil - a maior parte servidores públicos - para Rio Branco, distante 20 quilômetros da sede do município, o que causa inúmeros transtornos”, argumentou.

Em resposta às demandas solicitadas pelo prefeito e com base nas diretrizes traçadas pelo governo do Estado, o secretário de Segurança acionou uma equipe do Fundo de Reaparelhamento Policial (Funrepol) para, numa ação conjunta com as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, ir até o município para fiscalizar bares, restaurantes e pontos de maior concentração de pessoas.

A fiscalização pretende fazer a apreensão de armas e drogas, além de checar a situação funcional dos locais que comercializam bebida alcoólica. De acordo com o coordenador da equipe, Eliézio Mansour, foram fiscalizados cerca de 10 bares e restaurantes e apenas uma autuação foi realizada por conta de documentação irregular.

Na manhã deste sábado o secretário de Segurança disse que essas ações vão ter continuidade. Já está agendada outra ação semelhante para o Bujari, mas não serão divulgados o dia nem a hora para não comprometer o trabalho das equipes. O secretário garantiu ainda que a Polícia Civil vai providenciar um delegado para prosseguir com os inquéritos no Bujari.

Nonato de Souza

Fonte: Noticias da Hora

Imagem da Semana

CONVITE


Os educandos do curso de cabeleireiro do ProJovem Trabalhador convidam você e sua familia para participarem de um bingão.

O evento terá por finalidade arrecadar recursos para aquisição de equipamentos necessarios para efetivo inicio da profissão.

Vá e leve toda sua familia e amigos, pois além de se divertir estará contribuindo para realizar o sonho profissional de 25 jovens do curso de cabeleireiro.

Será no dia 29 de janeiro ( sabado) a partir das 18:30 h.

Local: Praça Central de Bujari.

Mais um etapa vencida

Parabéns aos alunos concluintes do 3º ano da Escola Estadual São João Batista por mais está vitória.

Agora inicia-se um periodo crucial na vida de qualquer jovem. Onde virão as cobranças de um primeiro emprego e de uma faculdade.

Meu conselho é: Lutem por seus ideais, busquem o melhor para o coletivo e não apenas para si.








quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Inscrições do SISU

O Sistema de Seleção Unificada - SISU já disponibilizou a relação dos candidatos classificados. Os aprovados devem providenciar a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados na quinta-feira, 27, na sexta-feira, 28, e na segunda-feira, 31. A documentação necessária está descrita no boletim individual do candidato e disponível no sistema e na própria instituição de ensino.

Para ver a relação clique AQUI

Os candidatos selecionados receberam através do e-mail a chamada para inscrições.


Inclusão Digital

Municipio do Bujari agora tem cobertura da Floresta Digital. A exemplo da capital Rio Branco e do municipio de Xapuri agora também já é possivel o acesso a internet por meio de equipamentos eletronicos portatéis.

O Floresta Digital é um serviço público do Governo do Acre que disponibiliza acesso grátis à internet, em banda larga, utilizando conexões sem fio através de torres de rádio espalhadas pelas cidades e interligadas via satélite. Seu principal objetivo é promover a inclusão digital das pessoas, entidades e comunidades que mais necessitam.

Muito embora em alguns pontos ainda não seja possivel acessar a Floresta Digital. Fiz o teste e consegui acesso nas proximidades da Delegacia de Policia, do DEAS e do Centro de Cultura e Florestania. A velocidade da internet oscila um pouco mais consegui-se uma conexão razoavel.

Outro ponto a destacar é a necessidade de se realizar o cadastro previo, pois para se conectar é preciso de um usuario e senha. O cadastro pode ser realizado no Telecentro do Nucleo da Secretaria Estadual de Educação.

Para conhecer mais sobre a Floresta Digital e como usufruir deste serviço público AQUI.

A postagem desta materia foi por meio da Floresta Digital.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A arte do planejamento consciente


Mais um ano se inicia e nele depositamos novas espectativas, novos sonhos e desejos. Mas algum é fundmaental para que se alcance objetivos. Segue abaixo um texto bastante interresante sobre a importancia do planejamento.

O começo do ano é sempre um momento carregado de significados, o qual representa, simbolicamente, novos começos, promessas, e o mais importante, novos planejamentos. É preciso saber que são estes planejamentos que guiarão nossas ações e decisões durante todo o ano, e a partir desta reflexão, podemos nos planejar com consciência e sabedoria.

O processo de criar os objetivos representa, essencialmente, um instrumento de crescimento pessoal e de desenvolvimento das próprias potencialidades, pois estimula olhar para si mesmo, a atenção aos próprios desejos e sonhos, e representa uma espécie bússola que indica a direção. O ato de se planejar estimula o diálogo interior, e alguns questionamentos podem ser importantes ao se propor objetivos.

Analisar a situação de partida e possível evolução seria o primeiro passo para o planejamento consciente. Onde você se encontra atualmente? Quando sabemos o ponto de partida, ou seja, onde estamos, é a hora de dialogarmos interiormente, e definirmos onde queremos chegar, a definição dos objetivos. É sempre imprescindível que sejamos sinceros conosco sobre onde estamos, onde podemos, e onde queremos chegar, e também qual a nossa capacidade de caminhar.

Mesmo sabendo que os objetivos nos vários setores se influenciam mutuamente, classificar os objetivos por áreas pode ajudar a mente a trabalhar mais eficientemente. Podemos separá-los em categorias principais, para permitir individuar os aspectos de prioridade de cada setor, evidenciando valores, necessidades e interesses mais importantes, como objetivos profissionais, financeiros, pessoais, familiares, culturais, espirituais, etc.

Realidade percebida e objetivos definidos, é hora de formular estratégias de ação, execução e verificação do plano. Como atingir tais metas? O que é preciso fazer para que todo o planejamento se cumpra? Quando não há planejamento, pode acontecer de não ter uma organização do tempo adequada e não consolidar o compromisso com o resultado a ser atingido. Estamos também mais vulneráveis às variáveis e situações inesperadas que podem acontecer, pois não temos “planejado” ou pensado em alternativas de ação. Podemos também perder a direção no meio das muitas possibilidades a nossa disposição hoje em dia, e deixar que as circunstâncias externas comecem a nos controlar.

É claro que algumas variáveis são imprevisíveis, e fogem do nosso controle, mesmo fazendo todos os planejamentos possíveis. Por essa razão, treinar a capacidade de antecipar as consequências, prever antes quais resultados as ações poderão ter, é fundamental. Algumas metas, porém, podem se perder no decorrer do caminho, porque não são realmente importantes. Precisamos também saber fazer este tipo de avaliação.

Caso não tenha dado certo, mas se o objetivo continua importante para a pessoa, um passo importante deve ser dado: a correção ou redirecionamento. Muitas vezes precisamos redirecionar ou retomar o foco do objetivo, verificando se precisa de ajustes. Sempre podemos mudar ou redirecionar os objetivos, pois o poder criador está na pessoa, não no objetivo.

É importante lembrar que um planejamento consciente é baseado sim na visão de futuro do resultado, mas com muita atenção em viver a experiência do presente, sentindo e curtindo o valor da vivência e das ações feitas para chegar à meta.

Treinar a arte de estabelecer objetivos significa contribuir para a construção de uma auto-estima e autoconfiança mais sólidas, poder reconhecer e utilizar os próprios talentos e capacidades, e aprimorar as nossas potencialidades para poder cada vez mais amar quem somos e o que fazemos.

Fonte: RH Central

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Giro da Seman

Caros leitores,

Esta semana tem sido muito produtiva e por isso tenho tido pouco ou quase nenhum tempo para fazer novos posts, mas vamos as noticias.

São muitos os fatos e acontecimentos envolvendo nossa cidade, farei um breve post sobre as principais noticias e posteriormente trarei materias mais completas.

Juventude:

A juventude de Bujari tem muito a comemorar.
- A ONG UJB começa a desenvolver mais um projeto na area do audio visual. Com a gravação de um curta metragem ou um documentario.
- A UJB também desenvolve o projeto CINE MAPINGUARI, que realiza sessões semanais no Centro de Cultura todas as sextas a partir das 19 h.
- O Governador Tião Viana recebeu jovens da Igreja Catolica de Bujari para apresentar propostas.
- Prefeitura Municipal de Bujari juntamento com o Instituto Dom Moacir está oferencendo cursos profissionalizantes nas areas de Auxiliar Administrativo, Cabelereiro e Web Design. Os educandos ainda recebem uma bolsa de R$ 100,00 mensais.

Aguardem mais noticias.... e comentem.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Inscrições SISU/ENEM 2010


Amanhã (14/01) o INEP divulgara o resultado nacional do ENEM 2010.
E já no Domingo (16) estarão abertas as inscrições no SISU - Sistema de Seleção Unificada.

Para quem não conhece o SISU é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 2010.


Podem se inscrever no Sisu os estudantes que fizeram o Enem 2010. é importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Mais Informações AQUI

Em todo o Estado do Acre serão oferecidas vagas em 7 cursos oferecidos pelo IFAC e UFAC. Confira a lista de cursos e a quantidade de vagas AQUI.