quarta-feira, 13 de abril de 2011

Governo do Estado garante o peixe na Semana Santa

O governo do Estado, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), firma parceria com a prefeitura de Rio Branco e cooperativas de produtores rurais para garantir o fornecimento de peixes e produtos da agricultura familiar na Semana Santa.

O anúncio da “Feira do Peixe e da Agricultura Familiar” foi realizado, nesta quarta-feira, 13, na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa). O lançamento contou com a participação do secretário da Seaprof, Lourival Marques, secretário municipal de Agricultura Jorge Fadel, representantes de associações e cooperativas de produtores rurais.

Roberto Diógenes, presidente da Associação Pró-Peixe e da Cooperativa de Peixes do Bujari, comemora a participação dos piscicultores na feira. Serão colocados à disposição mais de 30 mil quilos de peixe, com envolvimento de 36 piscicultores do município. “A Ceasa nos ajuda a eliminar o atravessador, oferecemos um produto de qualidade e de boa procedência”, afirma Diógenes.

Leia mais AQUI

Grifo Meu: No município de Bujari acontece tradicionalmente a 7ª Feira do Peixe de 16 a 20 de abril. Venha conferir.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Imagem do Dia

Governo do Estado apoia criação de central de cooperativas de piscicultores

Com investimentos de R$ 53 milhões, o programa tem como meta produzir 20 toneladas de peixes por ano

central_de_cooperativas_2_ssdf.jpg
central_de_cooperativas_3_888sdf.jpg
A central de cooperativas será a união das entidades e seus associados em um único órgão, que ficará encarregado de representar todos os produtores perante a indústria de pescado (Foto: Assessoria Seaprof)
A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) reuniu no sábado, 2, representantes de cooperativas de piscicultores de Sena Madureira, Rio Branco, Quixadá e Bujari, para apresentar o complexo industrial que será instalado e propor a criação de uma central de cooperativas de piscicultores.

A central de cooperativas será a união das entidades e seus associados em um único órgão, que ficará encarregado de representar todos os produtores perante a indústria de pescado a ser criada. O objetivo principal é garantir que os piscicultores possam planejar, junto com o governo do Estado e entidades privadas, as ações e tomar decisões que sejam vantajosas para todas as partes envolvidas.

“Essa central de cooperativas vai representar todos os piscicultores no complexo industrial de pescado que está sendo criado. Eles vão ter voz ativa nas discussões sobre atividades que serão estabelecidas”, disse o secretário Lourival Marques.

Como resultado da reunião, foi criada uma comissão que ficará encarregada de discutir com os piscicultores as principais diretrizes e princípios norteadores da central. Também ficou agendada para a próxima quarta-feira, 6, reunião técnica com a Seção de Associativismo e Cooperativismo da Seaprof, que vai apresentar à comissão as providências necessárias para a criação da central.

A demanda de produtores em busca de informações sobre cooperativismo e associativismo vem crescendo. A Seaprof está visitando vários municípios, promovendo palestras e auxiliando na criação e regularização das cooperativas e associações de produtores rurais.

Cabe à Seaprof promover a assistência técnica e orientar os piscicultores sobre a criação, comercialização e organização comunitária. Aos interessados em participar do programa, é preciso que a propriedade esteja com a documentação regularizada e tenha participação no programa de certificação da propriedade.

Leia mais AQUI

GRIFO MEU: Criadores do Bujari já estão em processo de fundação de uma cooperativa. A Assembléia Geral de Constituição ocorrerá dia 10 de abril as 8 horas no Centro de Cultura de Bujari. Sem duvida está é uma iniciativa que tem tudo para dar certo tendo em vista o pioneirismo local. Também não posso deixar de agradecer ao Roberto e todos os futuros cooperados pela oportunidade de participação deste momento histórico em nosso Estado.

COOPEIXE BUJARI

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE CONSTITUIÇÃO DA COOPEIXE BUJARI

Os membros da Comissão Organizadora para Constituição da COOPEIXE BUJARI, convocam para Assembléia Geral de Constituição, a ser realizada na Rua Raio de Sol s/n (Centro de Cultura e Florestania) na Cidade de Bujari, Estado do Acre no dia 10 de abril de 2011, às 8:30 horas em primeira chamada e às 9:00 horas em segunda e última convocação respectivamente, para com um mínimo de 20 (vinte) pessoas presentes, deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1. Leitura, discussão e aprovação do Estatuto Social;

2. Eleição dos membros do Conselho de Administração e Fiscal;

3. Constituição da COOPEIXE BUJARI;

4. Outros assuntos não deliberativos.

Bujari – AC, 30 de março de 2011.

Felipe Cavalcante Guedes

Coordenador da Comissão de Constituição