Termina hoje o prazo para que a União, estados e os 273 municípios com  mais de 100 mil habitantes publiquem na internet, em tempo real,  informações detalhadas sobre quanto arrecadam e como gastam o dinheiro  dos contribuintes. Na esfera federal, a Controladoria-Geral da União  (CGU) aproveitou a data para lançar a nova ferramenta do Portal  da Transparência, a consulta "Informações Diárias", que permite ao  cidadão conhecer a execução diária das receitas e despesas do governo  federal.
Os estados e municípios que não cumprirem a Lei  Complementar 131, que obriga administrações públicas a divulgarem  receitas e despesas na internet, terão suspensas as transferências  voluntárias feitas pelo governo federal. "O governo deve fiscalizar, mas  isso ainda não está tão claro na regulamentação. O governo tende a não  ser tão rigoroso, porque a intenção não é suspender os repasses. O  objetivo principal é ser mais transparente", afirmou. Segundo ele, a  Secretaria do Tesouro Nacional (STN) vai acompanhar a implementação da  lei, mas não vai fiscalizar. "Cabe ao cidadão e à sociedade civil  acompanhar e denunciar, porque a CGU está disposta a receber as  denúncias e apurar", disse.
Para municípios com população entre 50 e 100 mil habitantes, o prazo  para o enquadramento na lei é de dois anos, a partir da data da  publicação da lei. Já para municípios com até 50 mil habitantes, o prazo  para providenciar a publicação das informações definidas na lei é de  três anos. A regra serve para todos os poderes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário