terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dengue


Peço desculpas aos queridos leitores de espaço, pois nos ultimos dias tenho estado indisposto devido a tão temida e combatida Dengue. Pela segunda vez em 5 ano sou vitima desta doença que suprime a força até do mais forte dos homens.

Tenho recebido muitas cobranças por novas postagens sobre os acontecimentos de nossa cidade e garanto que tenho muito assunto para compartilhar.

Nós próximos dias estarei atualizando os leitores.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Gestores municipais e estaduais farão curso para capacitação

Estão abertas, até 13 de março, as inscrições para o curso de extensão a distância Formação Continuada em Conselhos Escolares – fases 1 e 2, ofertado pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O curso visa capacitar os participantes para implantar e fortalecer os conselhos escolares em seus respectivos sistemas de ensino e integra as ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.


Voltado preferencialmente para profissionais das secretarias municipais e estaduais, especialmente aqueles que atuam na área de gestão democrática, o curso será ministrado completamente a distância e com estrutura modular para se adequar às necessidades dos alunos. O cursista contará com um tutor com quem interagirá por uma plataforma virtual de aprendizagem.

No curso serão ministrados os conteúdos dos cadernos que compõem o material didático elaborado pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, disponíveis no portal do MEC. A fase 1 terá o conteúdo dos cadernos 1 a 5 e a fase 2, dos cadernos 6 a 10. Cada fase contará com 80 horas aula e deve durar cerca de quatro meses. A formação é custeada pelo MEC e a certificação, expedida pela UnB.


Para se inscrever, o candidato deve preencher uma ficha. Depois o secretário de educação deve encaminhar ofício, devidamente assinado, contendo a unidade da federação, o município e seu endereço eletrônico, além do nome, CPF e endereços eletrônicos dos profissionais da secretaria de educação indicados para fazer o curso.

O ofício deverá ser enviado para o fax (61) 3349-0996, ramal 202, ou 3349-6007, ramal 202, ou digitalizado e encaminhado via internet. Após o recebimento do ofício, a UnB enviará diretamente ao candidato uma mensagem com a senha para acesso. A inscrição só é confirmada depois que o candidato acessa a página do curso. A matrícula será cancelada caso o ofício não seja enviado ou as exigências não sejam cumpridas.


Diego Rocha

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nos dias 14 a 20 de fevereiro Rio Branco recebe pela segunda vez, a terceira edição do evento cinematográfico mais abrangente do Brasil, o Festival do Júri Popular, Festival de curtas-metragens, sem Júri Oficial, onde você decide todas as categorias, incluindo melhor filme, roteiro, direção, montagem, atriz/ator etc.

O evento ocorre simultaneamente em 21 estados do país, nas cinco regiões e apresenta uma oportunidade única do público refletir e opinar sobre o que vê e ter acesso a mais recente produção brasileira de curtas-metragens.

Em Rio Branco, a edição acontece na Filmoteca Acreana, na Biblioteca Pública,

de 14 a 20 de fevereiro, as 19h. Toda programação é GRATUITA. O evento tem apoio do Governo do Estado do Acre.

Governo do Acre lança edital para contratação de Agentes de Leitura

Serão concedidas 88 bolsas no valor mensal de 350 reais, para jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, com habilidades para a ação e difusão cultural.

Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento humano através do acesso aos bens e serviços culturais em municípios e comunidades do Acre, o governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour (FEM), lança o edital Bolsa de Complementação de Renda para Agentes de Leitura. As inscrições estão abertas até o dia 11 de março e podem ser efetuadas na Biblioteca Pública das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

O edital está disponível no endereço eletrônico: www.cultura.ac.gov.br/editais. A ação faz parte do Acordo de Cooperação entre o governo do Estado do Acre e o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e Diretoria de Livro, Leitura e Literatura (DLLL).

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Procon Móvel nos Municipios realiza atendimento no Bujari de 14 à 18 de fevereiro, das 8 h às 14 h em frente a Escola Estadual São João Batista.

Qualquer cidadão que tenha problemas com água, luz, telefone, bancos, produtos, entre outros assuntos poderá comparecer a Unidade Móvel para esclarecimentos e procedimentos cabivéis.

Conheça mais sobre seus direitos acessando o site do Proncon-Acre.
http://www.procon.ac.gov.br/

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Governo do Estado do Acre lança edital da Lei de Incentivo ao Esporte

Escrito por Samuel Bryan

Com 11 anos, projeto já beneficiou mais de 200 mil pessoas

lei_incentivo_esporte_2011_foto_gleilson_miranda_03.jpg
lei_incentivo_esporte_2011_foto_gleilson_miranda_05.jpg
Vice-governador César Messias e Secretária de Turismo, Ilmara Cordeiro no lançamento da lei de incentivo ao esporte 2011 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, lançou na manhã desta quinta-feira, 10, no estádio Arena da Floresta, o edital da Lei de Incentivo ao Esporte. A solenidade contou com a presença do vice-governador César Messias, representando o governador Tião Viana, e da secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Ilmara Lima, além de muitos representantes do governo, esportistas e sociedade civil organizada.

Quem desejar inscrever seu projeto na lei estadual pode realizar a inscrição no sitehttp://www.incentivoaoesporte.ac.gov.br de 10 de fevereiro a 11 de março. Os projetos devem ser executados até 12 de dezembro deste ano. Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas. A Lei de Incentivo ao Esporte existe há 11 anos, período no qual mais de R$ 7 milhões foram repassados à sociedade, com cerca de 1.200 projetos aprovados e mais de 200 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Gladson Cameli diz que Acre deve correr atrás do desenvolvimento industrial

Escrito por Davi Casseb, da Agência Conexão Norte
Qua, 09 de Fevereiro de 2011 16:08

Um parque energético eficiente e capaz de suportar a industrialização do Estado. Integração de todos os municípios através da BR 364 e a implantação das Zonas de Processamento e Exportação foram alguns dos assuntos abordados em Brasília pelo deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), em entrevista para a Agência de Notícias Conexão Norte.


Continue lendo AQUI

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Otica Diniz

Neste ultimo sábado (05/02) a Otica Diniz esteve prestando um relevante trabalho em nosso municipio.

Foram realizadas consultas gratis com um oftamologista. Sendo constatada a necessidade de utilização de oculos os mesmos poderiam ser adquiridos na loja montada no Auditorio do Centro de Cultura e Florestania.

Mais de 200 pessoas foram consultudas durante todo o dia. Veja algumas imagens:





SESI abre matrícula para cursos gratuitos em fevereiro

O Centro de Educação do Trabalhador (CET) do SESI abriu matrículas para cursos de Educação Continuada gratuitos no mês de fevereiro. Os interessados devem ter idade mínima de 15 anos e apresentar RG e CPF. As inscrições devem ser efetuadas na secretaria da instituição, das 8h às 12h e das 14h às 22h.

CURSOS – São oferecidas 20 vagas para o curso de Técnicas Diversificadas de Artesanato (E.V.A/ reciclagem/ fita/ tecidos e cerâmica) e Arte em Fita, cujas inscrições se iniciam a partir do dia 9. Para os cursos de Raciocínio Lógico 2 e Matemática Financeira (duas turmas), são 40 vagas e as inscrições se iniciam no dia 2. Para informações mais detalhadas, o telefone para contato é (68) 3091-4411 e 4412 e email: educa@sesiac.org.br. Poderá haver alterações na programação.


Empresa: SESI
Tema: Educação Continuada; gratuidade
Contato: educa@sesiac.org.br
Telefone do contato: (68) 3901-4411; 3901-4412

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Imagem do Dia

Se alguem souber o nome desta bela flor que registrei o desabrochar as 6:oo h no meu quintal comente.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Centro de Cultura e Florestania

O Centro de Cultura e Florestania de Bujari é um importante espaço de manisfetação cultural e encontro de jovens. Além de disponibilizar o espaço para atividades de outros orgãos e entidades, o Centro conta com um Telecentro (sala de informatica) com acesso a internet, uma Biblioteca com vasto acervo bibliografico e equipamento multimidea. Também a partir de uma importante parceria com a ONG União de Jovens de Bujari desenvolve o Projeto Cine Mapinguari que realiza sessões gratuitas de cinema todas as sextas a partir das 19h no Auditorio.



Cursos a Distancia

Os cursos EAD gratuitos com certificado representam uma ótima oportunidade de se qualificar numa área profissional, enriquecendo o currículo e ampliando as perspectivas no mercado de trabalho. O ensino a distância é realizado através de recursos didáticos modernos, como videoconferências e tutores eletrônicos.

Para que o curso ead tenha reconhecimento, ele deve oferecer o certificado após a conclusão, atestando a formação do aluno. Esse tipo de modalidade de estudo oferece inúmeras vantagens, como a variedade de horários, tão priorizada pelas pessoas que não dispõem de tempo para freqüentar o ensino regular.

Cursos EAD gratuitos com certificado: Instituições e métodos de ensino a distância

Existem instituições públicas e particulares que oferecem cursos à distância, antes de efetuar a matricula o estudante deve se certificar de que a formação é aprovada pelo MEC. Na hora de se matricular num curso EAD, você deve estar preparado para cumprir sua carga horária de estudo e de dedicar ao auto-aprendizado. Confira a seguir as principais instituições com Cursos EAD gratuitos com certificado:

- Cursos à distância Iped
- Cursos à distância 24 Horas
- Cursos à distância Instituto Denver
- Cursos à distância SEBRAE
- Cursos à distância FGV


1ª Consocial - Por um Brasil que participa!


CGU promove a 1ª Consocial

A Controladoria-Geral da União (CGU) realiza este ano a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social (Consocial), que tem como tema “A sociedade no acompanhamento da gestão pública” e deverá, com a participação de todos os segmentos da sociedade, traçar diretrizes de atuação para assegurar a efetividade das políticas públicas de promoção da transparência pública e da participação social; bem como fazer um diagnóstico sobre a adoção e implementação dessas políticas nos âmbitos municipal, estadual, distrital e federal.

O encontro nacional será realizado entre os dias 13 e 15 de outubro, mas a mobilização da sociedade já começa agora em meados do mês de março com os preparativos para as conferências municipais que devem acontecer a partir de maio. Os encontros estaduais estão planejados para começar em julho.

A 1ª Consocial deverá estimular os órgãos públicos a implementar mecanismos de transparência e acesso à informação pública; debater e propor formas de sensibilização, mobilização e capacitação da sociedade em prol da participação e acompanhamento da gestão pública, que utilizem inclusive ferramentas e tecnologias de informação; e desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores envolvidos nessas atividades.

Fique atento ao site da 1ª Consocial (www.cgu.gov.br/consocial) para acompanhar as notícias e obter mais informações sobre a conferência. Em breve serão publicados no site a Portaria do Ministro de Estado Chefe da CGU com a nomeação da Comissão Organizadora Nacional e, tão logo seja aprovado, o Regimento Interno da 1ª Consocial.


Coordenação-Executiva da 1ª Consocial

Diretoria de Prevenção da Corrupção

Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas

Controladoria-Geral da União

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Banda larga já chega a 91% das escolas públicas urbanas do país.

Do Minicom

O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) já leva conexão gratuita à internet a 91,6% das escolas públicas urbanas do Brasil. O último balanço divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que, até 31 de dezembro de 2010, 57.586 instituições de ensino contavam com a conexão em banda larga. A meta é que o projeto cubra todas as 62.864 escolas até o fim deste ano. O programa é uma parceria do Ministério das Comunicações, Ministério da Educação (MEC), Anatel e operadoras de telefonia.

O levantamento revela que São Paulo é o estado com o maior número de escolas beneficiadas: 7.099 unidades. Em seguida vêm Minas Gerais (6.839), Bahia (5.645), Rio de Janeiro (4.847) e Paraná (3.836). Durante todo o ano passado, o programa garantiu internet gratuita a 14.588 instituições federais, estaduais e municipais situadas em zona urbana.

Um acordo feito entre a Anatel e as teles prevê que as 5.278 escolas públicas urbanas que ainda não possuem banda larga deverão ser contempladas até o fim de 2011. Outras instituições de ensino que vierem a surgir nos próximos anos também deverão receber internet, já que a vigência do programa vai até 2025, com compromisso de ampliação periódica da velocidade de conexão.

O PBLE é resultado de uma mudança no Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), que passou a estabelecer obrigações a serem cumpridas pelas concessionárias de telefonia fixa. Um decreto de 2008 trocou a obrigação de instalar Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) em áreas urbanas pelo compromisso de levar aos municípios o chamado backhaul, que é a infraestrutura de rede para conexão em banda larga. Um aditivo estabeleceu o compromisso das empresas de levar a conexão até as escolas, sem ônus para a União.

Uma revisão feita pelo MEC no ano passado reduziu o número total de escolas urbanas do país de 64.879 para 62.864. Isso porque algumas instituições deixaram de oferecer ensino fundamental ou médio e passaram a ter outra destinação. Também há casos de escolas que foram desativadas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Por que ser voluntário pode mudar a sua vida

Para começar a semana reproduzo o texto abaixo o qual considero de muito valor e que nos remete a uma reflexão sobre nossas ações.

Você já pensou em ser voluntário? Doar seu tempo para ajudar pessoas que realmente precisam?

Se acredita que não tem tempo para isso, propomos que você pense de uma maneira levemente egoísta: sabendo como o voluntariado pode mudar a sua vida.

Ajudar os outros sem esperar nada em troca é um dos melhores exercícios de compaixão que você pode fazer. Ao praticar o voluntariado, você está quebrando um pouco a visão dualista de mundo, de “eu” versus “os outros”.

As pessoas que conseguem dissolver o ego a esse ponto encontram um estado de espírito de calma, paz e serenidade que se aproxima muito do que todos buscamos na vida: a libertação do sofrimento e a vivência da mais pura felicidade.

Fazer voluntariado é, em princípio, pensar nos outros. Mas como geralmente temos o ego muito insulflado, podemos partir para a ação pensando em ser voluntários para ajudar a nós mesmos.

Estenda sua mão

Para ajudar, seguem algumas dicas:

1. Decida se vai fazer ou não

Milhões de pessoas no mundo todo dizem que gostariam de fazer voluntariado. Mas não fazem.

Isso significa que elas não decidiram realmente. Decisão significa ação. Se você não tomou uma atitude prática em direção ao voluntariado, é porque não decidiu de verdade ainda.

2. Escolha uma instituição e trabalhe no que goste

Uma boa maneira de praticar voluntariado é escolher algo do que você goste.

Se você adora crianças, procure uma instituição que cuida de jovens carentes. Se gosta de velhinhos, vá para uma que cuide dos idosos.

Se você curte fazer trabalho braçal, sirva para alguma organização que esteja precisando de pintores, encanadores, eletricistas ou algo do tipo.

Use seus conhecimentos e os ofereça de graça para quem estiver precisando. Você só precisa doar um pouco de tempo. (Sei, sei… você não tem tempo para nada. E ainda assim sabe o que acontece na novela, no futebol ou no Big Brother…)

3. Pratique o voluntariado no dia-a-dia

Não é preciso estar ligado a uma instituição para praticar o voluntariado.

Deixe um carro passar na sua frente em uma entrada difícil. Ajude um idoso a atravessar a rua. Leve as sacolas de alguém que esteja precisando. Ajude o filho de um empregado a fazer a lição de casa.

Cada dia nos oferece um zilhão de oportunidades de ajudarmos os outros desinteressadamente. Se você fizer isso todo dia, aos poucos estará formando um hábito capaz de mudar a sua vida.