terça-feira, 13 de outubro de 2009

II Conferencia Estadual de Cultura


Como já mencionado neste espaço, durante a ultima semana (de 05 a 08) aconteceu a Semana Estadual de Cultura, tendo como sede a capital Rio Branco.

Se fizeram presentes delegados de todos os municípios do Estado, com o objetivo de debater e traçar as politicas públicas na área da cultura. O nosso município contou com cinco representantes ( Ney, Paula Diniz, Elizangela Campos, Nicola Di Grazi e Felipe Guedes) eleitos democraticamente na 1ª Conferencia Municipal de Cultura de Bujari.

No primeiro dia foi realizado um seminário sobre o sistema nacional de cultura, tendo como Palestrante o Sr. Roberto Peixe, representante do Ministério da Cultura. O sistema visa interligar e integrar as politicas publicas na área da cultura de todo o país, tendo como princípios a diversidade, a universalização, o fomento, a integração e interação, a tranparencia e a democratização da cultura.

Cada estado e município deverá criar seu sistema e se integrar ao sistema nacional. Os sistemas de cultura deverão ter pelo menos 5 elementos constitutivos: órgão gestor, conselho de politica cultural, sistema de financiamento da cultura, plano de cultura e conferencia de cultura.

Os dois dias seguintes foram dedicados para discussão dos eixos temáticos e propostas para a Conferencia Nacional de Cultura, sempre pautando as propostas municipais e estadual. Tivemos ainda a discussão e aprovação da Minuta de Projeto que institui o Sistema Estadual de Cultura.

Os trabalhos finalizaram a 1:00 h da madrugada de sexta-feira, 09, com a escolha dos delegados que representaram o Estado e todos os 22 municípios na Conferencia Nacional de Cultura em março/2010.

De modo geral, está Conferencia foi um marco histórico para a Cultura Acreana, onde ali estiveram grandes fazedores de cultura de todo o Estado. E a todos os delegados de municípios ficou a grande responsabilidade de sensibilizar o poder publico local a aderir ao sistema nacional de cultura.

Particularmente, considero esta uma experiência ímpar, que me engrandeceu bastante como pessoa, como consumidor de cultura e principalmente como cidadão.

Para saber mais acesse também o blog: http://culturabujari.wordpress.com/

Nenhum comentário: