quinta-feira, 4 de março de 2010

Governo federal lança portal de informação e serviços ao cidadão

Serviços e informações sobre ações e programas federais que antes estavam dispersos por diversos sites agora estão reunidos no novo Portal Brasil que pode ser acessado a partir de hoje no endereço www.brasil.gov.br. Informações sobre como tirar a carteira de identidade, calendários de campanhas de vacinação e orientações sobre aposentadoria são exemplos dos conteúdos disponíveis.

Nesse endereço já era possível acessar informações relacionadas ao governo federal, mas a reformulação do site irá reunir cerca de 500 serviços.

Inicialmente, o portal terá 12 áreas de conteúdos temáticos: cidadania, saúde, educação, ciência e tecnologia, Brasil, cultura, economia, esporte, geografia, história, meio ambiente e turismo. Os conteúdos oferecidos serão segmentados para trabalhadores, estudantes, empreendedores e imprensa e há previsão de que sejam estendidos à idosos, crianças, servidores públicos e mulheres.

Haverá também uma área específica para o público do exterior como estudantes, investidores e turistas em inglês e espanhol.

O portal tem recursos para permitir o acesso por deficientes visuais e auditivos. Será possível, por exemplo, ampliar o tamanho das fontes ou trabalhar com contrastes na tela.

O Portal Brasil foi lançado hoje em uma cerimônia em Brasília, da qual participaram ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula afirmou que com o portal “não haverá mais segredo, tudo será publicado para todos os brasileiros” e disse que o site será uma espécie de “Google nacional”, tamanha a quantidade de informações que reúne.

O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, destacou que o site traz facilidades ao agregar serviços e informações que antes estavam espalhados pelas páginas dos ministérios na internet. “O portal vem dar transparência, facilitar o acesso a serviços oferecidos e ampliar o conhecimento sobre o país.” (Matéria da Agência Brasil)

Nenhum comentário: