terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A arte do planejamento consciente


Mais um ano se inicia e nele depositamos novas espectativas, novos sonhos e desejos. Mas algum é fundmaental para que se alcance objetivos. Segue abaixo um texto bastante interresante sobre a importancia do planejamento.

O começo do ano é sempre um momento carregado de significados, o qual representa, simbolicamente, novos começos, promessas, e o mais importante, novos planejamentos. É preciso saber que são estes planejamentos que guiarão nossas ações e decisões durante todo o ano, e a partir desta reflexão, podemos nos planejar com consciência e sabedoria.

O processo de criar os objetivos representa, essencialmente, um instrumento de crescimento pessoal e de desenvolvimento das próprias potencialidades, pois estimula olhar para si mesmo, a atenção aos próprios desejos e sonhos, e representa uma espécie bússola que indica a direção. O ato de se planejar estimula o diálogo interior, e alguns questionamentos podem ser importantes ao se propor objetivos.

Analisar a situação de partida e possível evolução seria o primeiro passo para o planejamento consciente. Onde você se encontra atualmente? Quando sabemos o ponto de partida, ou seja, onde estamos, é a hora de dialogarmos interiormente, e definirmos onde queremos chegar, a definição dos objetivos. É sempre imprescindível que sejamos sinceros conosco sobre onde estamos, onde podemos, e onde queremos chegar, e também qual a nossa capacidade de caminhar.

Mesmo sabendo que os objetivos nos vários setores se influenciam mutuamente, classificar os objetivos por áreas pode ajudar a mente a trabalhar mais eficientemente. Podemos separá-los em categorias principais, para permitir individuar os aspectos de prioridade de cada setor, evidenciando valores, necessidades e interesses mais importantes, como objetivos profissionais, financeiros, pessoais, familiares, culturais, espirituais, etc.

Realidade percebida e objetivos definidos, é hora de formular estratégias de ação, execução e verificação do plano. Como atingir tais metas? O que é preciso fazer para que todo o planejamento se cumpra? Quando não há planejamento, pode acontecer de não ter uma organização do tempo adequada e não consolidar o compromisso com o resultado a ser atingido. Estamos também mais vulneráveis às variáveis e situações inesperadas que podem acontecer, pois não temos “planejado” ou pensado em alternativas de ação. Podemos também perder a direção no meio das muitas possibilidades a nossa disposição hoje em dia, e deixar que as circunstâncias externas comecem a nos controlar.

É claro que algumas variáveis são imprevisíveis, e fogem do nosso controle, mesmo fazendo todos os planejamentos possíveis. Por essa razão, treinar a capacidade de antecipar as consequências, prever antes quais resultados as ações poderão ter, é fundamental. Algumas metas, porém, podem se perder no decorrer do caminho, porque não são realmente importantes. Precisamos também saber fazer este tipo de avaliação.

Caso não tenha dado certo, mas se o objetivo continua importante para a pessoa, um passo importante deve ser dado: a correção ou redirecionamento. Muitas vezes precisamos redirecionar ou retomar o foco do objetivo, verificando se precisa de ajustes. Sempre podemos mudar ou redirecionar os objetivos, pois o poder criador está na pessoa, não no objetivo.

É importante lembrar que um planejamento consciente é baseado sim na visão de futuro do resultado, mas com muita atenção em viver a experiência do presente, sentindo e curtindo o valor da vivência e das ações feitas para chegar à meta.

Treinar a arte de estabelecer objetivos significa contribuir para a construção de uma auto-estima e autoconfiança mais sólidas, poder reconhecer e utilizar os próprios talentos e capacidades, e aprimorar as nossas potencialidades para poder cada vez mais amar quem somos e o que fazemos.

Fonte: RH Central

Nenhum comentário: