terça-feira, 22 de março de 2011

II Seminário - Gestão Social para o Desenvolvimento Territorial do Baixo Acre

O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) é o principal instrumento de apoio à gestão social por parte dos colegiados territoriais e deverá estimular e orientar os programas e projetos de desenvolvimento implementados no território.

Na elaboração e qualificação do PTDRS é fundamental considerar o elemento participativo, fazendo com que ele seja uma manifestação da realidade do território. O PTDRS somente terá sentido se o colegiado tiver as condições não somente de elaborá-lo, mas também de desenvolver a capacidade de gestão e monitoramento do plano. Isso significa dizer que ele somente se concretizará a partir da consecução de todas as estratégias que possam mobilizar os recursos (humanos, financeiros e materiais) necessários para sua implementação.

Neste contexto, o II Seminário de Gestão Social do Território Baixo Acre será uma continuação do I Seminário, realizado em Rio Branco nos dias 2 e 3 de dezembro de 2010, com continuação da construção coletiva dos programas e projetos estratégicos, e debate sobre a estratégia de gestão do PTDRS, contribuindo para que seja um instrumento orientador que possibilite o acesso qualificado às políticas públicas, criando condições necessárias para a ampliação e o fortalecimento da coesão social do território.

Objetivos do Seminário:

- Conhecer e trocar excperiências sobre programas e projetos de abrangência territorial;

- Construir os programas e projetos estratégicos do Território Baixo Acre, com aprovação em plenária;

- Propor e debater estratégia e metodologia de gestão e monitoramento do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS).

Municípios que compõem o Territorio do Baixo Acre: Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard, Acrelândia, Plácido de Castro e Rio Branco.

O encontro acontece dias 21 e 22 de março no Centro de Cultura e Florestania do município de Bujari.

Nenhum comentário: