quinta-feira, 17 de março de 2011

Projeto Floresta Digital, do Acre, chega a 14 cidades

Lançado há um ano, projeto do governo estadual pretende oferecer acesso sem fio e gratuito à internet em todas as cidades acreanas.



Atualmente, 13 cidades do interior do Acre, além da capital Rio Branco, estão cobertas pelo Floresta Digital, serviço público de acesso grátis à internet em banda larga por meio de conexões sem fio. Lançado em fevereiro de 2010, o projeto tinha como meta cobrir todos os municípios do estado até o fim do ano passado, mas houve atraso no cronograma.



“Tivemos que efetuar uma readequação [no cronograma] quanto aos municípios do interior, pois alguns fornecedores não cumpriram o compromisso assumido”, informou, por e-mail, o diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Acre, Aldecir Paz D’Avila Junior.


O sinal do Floresta Digital já cobre todo o perímetro urbano de Rio Branco (meta atingida em março de 2010) e possui 35 mil usuários cadastrados, de acordo com o governo estadual. Por dia, em torno de 12.500 conexões são estabelecidas por usuários distintos, gerando, em média, 1.500 conexões simultâneas. O número de usuários cadastrados equivale a pouco menos de 5% da população do Acre, de 730 mil habitantes.



Planos para 2011


Para 2011, a meta do governo estadual é “consolidar o que foi iniciado na gestão anterior”, segundo Aldecir Jr. Quando o projeto foi lançado, há um ano, foi anunciado investimento inicial de R$ 30 milhões. Para este ano, o diretor da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa informou que está previsto no orçamento estadual investimento de R$ 800 mil, para recontratar os serviços não honrados e que atrasaram o cronograma.



O Floresta Digital utiliza conexões sem fio com torres de rádio espalhadas pelas cidades e interligadas via satélite, segundo o site do projeto. Nas cidades já iluminadas pelo sinal, há pontos de distribuição para equipamentos portáteis em escolas, unidades de saúde, unidades de segurança pública, bibliotecas, outras instituições e locais de grande concentração de pessoas.



A rede de banda larga (com velocidade de 256 Kbps a 512 Kbps) está disponível também para utilização privada. Nesse caso, os usuários devem comprar equipamento para recepção do sinal. O kit consiste em antena externa com potência suficiente para alcançar o sinal da torre, placa de rede e cabos. O sinal captado pela antena pode ser distribuído por fio (para computadores de mesa) ou por roteadores sem fio para máquinas portáteis.



“O usuário é o responsável pela compra, instalação, configuração e manutenção do equipamento ideal para uma boa conexão”, diz o site do Floresta Digital, que recomenda ainda a contratação de um técnico para fazer a instalação. A correta instalação é importante porque “existem locais privados onde a conexão sem fio é mais difícil, pois o sinal do Floresta Digital pode diminuir ou até cair se passar pelas copas das árvores, lajes, paredes de alvenaria ou madeira e prédios em geral.”



Tanto para uso nos locais com distribuição pública do sinal quanto na utilização privada, os usuários devem fazer cadastro prévio, para obter login e senha. O cadastro é feito pessoalmente, com documento de identidade e CPF, nos telecentros do governo estadual.



“O cadastro do cidadão poderá ser feito em qualquer cidade onde o projeto já está com o sinal de acesso liberado. Basta que o cidadão compareça ao telecentro mais próximo de sua residência”, ressaltou Aldecir Jr, destacando que todos os 22 municípios do Acre possuem telecentros, mesmo aqueles aonde o Floresta Digital ainda não chegou.


Problemas no acesso

Em sites noticiosos do Acre, é possível encontrar reportagens sobre reclamações de usuários em relação ao mau funcionamento do sistema do Floresta Digital. Queda do sinal e lentidão da conexão estão entre os problemas relatados.

Além disso, no site do serviço do governo estadual há um aviso sobre dificuldades relacionadas ao fornecimento de energia. “Em função dos frequentes apagões e picos de energia que vêm ocorrendo nos últimos dias em Rio Branco e municípios vizinhos, o sinal do Floresta Digital tem sofrido interrupções em vários locais”, diz a nota.

De acordo com o diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Acre, o Floresta Digital tem dois canais de atendimento aos usuários, um pela internet e outro por telefone 0800. “Com base nas estatísticas de atendimento de chamados, a qualidade do fornecimento de energia elétrica é o principal fator de indisponibilidade do sinal”, informou. “É de conhecimento público que o estado do Acre sofre com a prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica. As quedas de energia são bastante frequentes”, completou.

Parte dos problemas estaria ainda relacionada à instalação das antenas externas, de responsabilidade dos usuários privados. “Cabe ao governo dispor e manter a nuvem de internet nas áreas urbanas. Cabe ao cidadão efetuar a aquisição do kit de acesso, contratar um técnico de redes para efetuar a instalação e acompanhar o processo”, explicou Aldecir Jr.

Data: 14 de março de 2011
Autor: Vinicius Neder

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