sábado, 26 de janeiro de 2013

A importância da Comunicação nos Governos

O setor público atravessa atualmente uma transformação radical, que resulta da
pressão crescente para melhorar o seu desempenho e demonstrar um retorno positivo do
investimento.

Os governos que já incorporaram o conceito de transparência, que é uma nova ordem mundial, precisam entender como a comunicação bem feita pode ajudar, alavancar e facilitar os processos de gestão pública. As novas formas de comunicação mudaram o jeito de ver, entender e os relacionarmos com o mundo. 

As mudanças podem aparecer desde a captação de recursos para os municípios e, principalmente, nas situações necessárias para manter um canal de comunicação sempre aberto entre os municípios, a população, os governos estadual e federal, a iniciativa privada e o terceiro setor. 

Por isso a comunicação tem que ganhar a importância que parece ainda não ter em muitos gestores. Porque a comunicação democrática, o livre fluxo da informação, é um direito humano tão importante quanto o acesso à educação e à saúde.

Muitos gestores e a grande massa da população ainda não acordaram para a grande importância da participação do cidadão sobre a gestão administrativa municipal, todos tem que estar informados sobre o assunto, para poderem criticar e melhorar. O cidadão precisa perguntar o que o Município arrecada? Para onde vai o dinheiro dele? Quanto custa para manter a creche?”. 

Cabe aos meios de comunicação (blogs, rádios, mídias sociais) provocar esse debate, para que o cidadão se informe e faça suas críticas. O gestor tem que buscar esclarecer a comunidade, usar a comunicação a favor de sua gestão, não ter medo de dar entrevista e de responder a questionamentos sobre sua gestão.

E viva a DEMOCRACIA!

Nenhum comentário: