sexta-feira, 19 de junho de 2009

CONSELHO TUTELAR - ELEIÇÕES

Fazendo jus ao titulo deste blog – “BUJARI NEWS – FEITO POR VOCÊ” – irei tecer alguns comentários a respeito da tão falada eleições para conselheiro tutelar.

Fui indagado por um leitor Anônimo sobre este assunto que tanto tem rendido comentário, intrigas, fuxicos e prejuízo a população.

Não sou especialista em direito, muito menos me atentarei a julgar o mérito da questão. Irei tão somente expressar meu ponto vista.

Já foram tanto os impasses referentes a esta eleição que me reservo a falar apenas dos últimos acontecimentos.

Muito se falou na ultima sessão da imparcialidade das eleições e da vontade soberana do povo na eleição dos 5 (cinco) conselheiros. Criticaram as atitudes dos membros do conselho, criticou-se o Prefeito. Exaltaram as entidades, os eleitores, os candidatos, enfim.

Porém, em nenhum momento se ouviu qualquer declaração a despeito da ARVORE GENEALÓGICA que é visível nas entidades, começando dos nomes compostos em cada entidade até o grupo de entidades manobras por uma única pessoa.

Este sim, no meu ponto de vista é a maior vergonha dessas eleições. Onde pessoas são obrigadas a votar num único grupo ou pacote fechado como se tem ouvido falar nas ruas da cidade. E é claro que temendo represarias quem em plena consciência iria contra a ordem dos caciques de Bujari, que há muito tempo se utilização da posição e de influencias para manobrar os menos favorecidos.

Algumas atitudes presenciadas no dia da votação são hilárias para não dizer outra palavra, antes mesmo do final da votação já tinham pessoas preocupada com a roupa que iria trajar na posse. (como se o resultado já fosse certo, e não foi?). Para não comentar, outra pessoa que num momento de desespero achando que não ganharia, chegou a falar que iria contar tudo se não ganhasse, infelizmente não ficamos sabendo o que seria esse TUDO.

Bom, por essas e outras mais, é que concluo dizendo que o problema nesta eleição está na ponta do iceberg, ou seja, nas entidades e suas arvores genealógicas, destruindo qualquer resquício de imparcialidade e seriedade. Basta analisar a lista de eleitores e fica claro o que estou falando.

Agora gostaria de deixar um conselho ao Leitor Anônimo: seja como eu e ponha respaldo em seus comentários, deixando claro seu ponto do vista e o seu nome. Pois não devemos nos envergonhar ou temer nossas opiniões, já que delas somos feitos.

Um comentário:

eliane disse...

Sou Eliane Firmino- Membro do CMDCA, e gostaria inicialmente de parabeniza-lo pelo Blog e pelo seu comentario, vc fez o melhor resumo de tudo que está acontecendo nas eleições. Tanto foi falado sobre Democracia e me preoculpo o que certas pessoas entendem sobre democracia, que fazem ameaças a pessoas que vivem assustadas e dizem que a decisão do Conselho foi correta, mas que infelismente tememdo represarias não pode se quer manisfestar sua opinião. A decisão de Anulação foi feita por oito membros do CMDCA e enviada ao Ministério Público Estadual; Ministério Publico Federal; Poder Judiciário; Conselho Estadual do CMDCA,Defensória e ao Conanda Nacional, e que nenhum desses órgaos se manisfestaram contra a decisão soberana do Conselho, portanto a Anulação foi legal e legítima. O grande problema é que pessoas estão preoculpadas com interesses individuais, vereadores preoculpados em apoiar ou perder eleitores e que não aceitam serem contrariados, o que demostra que suas decisões são pautadas em conveniência e não em convicção. Finalizo dizendo que a Politica é Bela, as pessoas a transforma em algo feio e vergonhoso.