domingo, 1 de novembro de 2009

Confecom - Etapa Acre

Conforme divulgação nesse espaço, realizou-se nos dias 30 e 31 de Outubro a 1ª Conferencia Estadual de Comunicação - CONFECOM. O Evento ocorreu na Usina de Arte João Donato e contou com representações do poder publico, da sociedade civil e da sociedade civil empresarial da capital e de vários municípios do Estado.

O município de Bujari marcou representatividade com a presença do Locutor Fábio Lopes, do Cineasta Nicola Di Grazi, da Jornalista Ana Paula Diniz, dos Vereadores Zezinho e Marieldo, do Assessor de Comunicação da Câmara Raimundo Menezes e deste aprendiz e amador na arte da escrita que voz escreve.

A etapa estadual teve por objetivo a elaboração de propostas e eleição de delegados para a conferencia nacional. As propostas foram elaboradas tendo em consideração três eixos norteadores, a saber: Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição e Cidadania, Direitos e Deveres.

Ficou nítido durante todo o debate que a grande ânsia da população acreana, principalmente os que residem em áreas isoladas e de difícil acesso, é a de meios de comunicação que atinjam toda a massa populacional (ribeirinhos, aldeias, colocações...). E por maioria unânime foi consenso que hoje, muito embora vivenciamos a era digital, a radio ainda é a única forma de se ter uma ampla abrangencia e propagação da informação.

O município de Bujari, através de seus representantes, deu sua contribuição significativa na elaboração de propostas tendo em vista a necessidade de se implantar politicas que visem a desburocratização dos meios de comunicação.

Segundo o Locutor Fabio Lopes, "é de fundamental importância que municípios como de Bujari tenhamos um meio de comunicação que abrange toda a população, tanto urbana quanto rural, e é nesse sentido que a radio comunitária deve ser encarada como este meio".

Na eleições para delegados o município de Bujari infelizmente não foi contemplado com nenhuma vaga. Mesmo assim tivemos dois suplentes: O Assessor Raimudo Menezes ficou como segundo suplente do poder publico e o Locutor Fabio Lopes ficou como suplente da sociedade civil.

Finalizo como positiva a participação na Confecom, que serviu compriu um papel importantíssimo na luta pela democratização do meios de comunicação em massa. Muito embora a Conferencia não tenha cido tão transparente e aberta devido ao grande conflito de interesses, prova disso são as monções de repudio lidas e aprovadas por unanimidade pelos presente.

Abaixo encontram-se as duas monções de repudio....

Nenhum comentário: