quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Curiosidade matou o gato e formatou o PC

Faz tempo que golpistas focam em três motivações básicas do ser humano para aplicar:

1. Vontade de levar vantagem em algo

2. Ingenuidade

3. Curiosidade

Essa última tem sido alvo frequente por conta da demasiada exposição de tragédias e dramas pessoais explorados pela mídia. Canais e programas sensacionalistas, sob a desculpa de "fazer o seu trabalho", "levar a informação ao público" e ladainhas desse tipo, pegam em determinados acontecimentos e os levam à exaustão. O efeito disso imediato é audiência, mas ao longo do tempo o leitor / telespectador se acostuma com o tipo de assunto e passa a não dar mais atenção, algo que é ruim sob dois aspectos:

a. perde-se a sensibilidade para assuntos trágicos, como a morte, acidentes, assassinatos;

b. perde-se a atenção para identificar perigo e com isso possíveis golpes passam despercebidos;

O segundo aspecto é onde quero chegar, já que esse blog trata de assuntos relacionados a tecnologia e não devo me perder filosofando sobre a perda da humanidade, algo que tenho sentido e lamentado já faz tempo.

Hoje me chegou uma mensagem por e-mail que não me surpreendeu em nada, pois recebo várias dessas diariamente, mas me motivou a escrever sobre. A mensagem continha uma pequena nota jornalística extraída de algum site e assinada como se de um jornal fosse, mais um link para um "video". Dizia a mensagem que no vídeo poderíamos ver a filmagem da invasão do apartamento da menina Eloá (sequestrada, feita refém e assassinada pelo ex-namorado na última semana) e o suposto vídeo mostraria o momento em que um policial atira, atingindo a refém.

Obviamente é uma mensagem falsa e o link direciona o usuário para um programa malicioso, desses que infectam o computador do usuário e fazem estragos, roubam senhas, se auto-duplicam, etc. Iguais a essa já saíram outras dizendo que a cantora Kelly Key havia morrido, um outro do caso Isabella Nardoni, etc.

A grande questão a ser avaliada é: se os golpistas continuam usando esse artifício para capturar vítimas, quer dizer que muita gente cai nesse golpe. Isso quer dizer que as pessoas recebem o tal "vídeo" e abrem ele para ver os absurdos prometidos, fotos de acidente aéreo, exumação de cadáveres e outras coisas muito mais grotescas.

A curiosidade mórbida das pessoas que faz com que esse tipo de golpe continue acontecendo, computadores sendo infectados, contas bancárias sendo invadidas, vidas sendo prejudicadas. Você, que clica em mensagens desse tipo, que procura acidentes na Internet, é o responsável pela perpetuação desses golpes.

PS: Antes que você comente me xingando, o "você" da frase acima foi direcionado somente a quem faz isso. Se você não faz, parabéns ;-)

www.ecosdanoticia.com.br

Nenhum comentário: