domingo, 31 de maio de 2009

Estudantes norteamericanos pesquisam sobre o ensino rural no Acre

Um grupo de estudantes da Universidade Duke, localizada no Estado americano da Carolina do Norte, estão no Acre para pesquisarem sobre o ensino na zona rural e o Projeto Asas da Florestania. Os cinco universitários foram recebidos na tarde da última quinta-feira,28, pela secretária de Educação, Maria Corrêa, em seu gabinete para uma conversa sobre as questões técnicas do projeto.

Os estudantes passarão uma semana no interior do Estado visitando as escolas, vivenciando o dia a dia dos alunos, em sala de aula, investigando sobre as dificuldades enfrentadas pelos mesmos para chegar às instituições de ensino. Para isso, os pesquisadores pretendem dormir nas casas dos alunos, na tentativa de compreender as diversas realidades de viver na floresta.

O interesse em conhecer o Projeto Asas da Florestania, surgiu através da viagem realizada recentemente ao Rio de Janeiro, onde souberam dos resultados e desempenhos obtidos pelas estratégias metodológicas aplicadas pelo programa com alunos da zona rural.

Com acadêmicos das diversas áreas como teatro, biologia, economia, letras/inglês, ciências sociais e políticas públicas, a equipe, financiada pelo Projeto Studants of the world, pretende visitar comunidades de difícil acesso nos municípios de Bujari,Sena Madureira, Xapuri, Brasiléia e Rio Branco. Na capital acreana, a agenda contempla passeios culturais pelos pontos turísticos como a Usina de Artes, Palácio Rio Branco e Memorial dos Autonomistas.

O Projeto Asas da Florestania é uma oferta de ensino de 5ª a 8ª série e do Ensino Médio para alunos que residem em áreas rurais de difícil acesso. O curso é modular, trabalha com a unidocência, e é exclusivo para áreas rurais.

Os americanos também pretendem ir ao local onde Chico Mendes viveu e ao Seringal Cachoeira, para conhecerem um pouco de sua vida e história tão divulgada internacionalmente, e como seu exemplo de vida modificou as atitudes dos povos da floresta.

Fonte: Agencias de Noticias do Acre

Nenhum comentário: