segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gripe suína já matou mais de 50

A epidemia da gripe suína já deixou mais de 50 mortos em todo o mundo, com uma terceira vítima anunciada nos Estados Unidos nesta segunda (11). Segundo os países envolvidos, a epidemia matou 53 pessoas em todo mundo, sendo 48 no México, três nos Estados Unidos, um no Canadá e um na Costa Rica. A Noruega detectou seus dois primeiros casos, em pessoas que retornaram recentemente do México, e se tornou o 30º país atingido pelo vírus mutante A (H1N1), que combina características suínas, aviárias e humanas e para o qual ainda não existe uma vacina.
No Acre a Anvisa monitora dois casos suspeitos de Gripe Suina ou Gripe A.
O secretário de saúde do governo do Acre, Osvaldo Leal, confirmou agora pouco que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] solicitou a abertura de procedimento para investigar duas pessoas que desembarcaram esta manhã em Rio Branco, sob suspeita de estarem com o virus da Gripe Suína.
Neste momento médicos infectologistas da secretaria estadual de saúde estão atrás dessas pessoas. Uma seria um peruano e a outra o secretário não soube informar a sua procedência. Apesar das suspeitas, Osvaldo Leal disse que não há motivos para preocupação, pois além de ser só uma suspeita, os hospitais de Rio Branco estão preparados para tratar da doença.
Na semana passada a vigilância estadual atendeu o mesmo tipo de solicitação da Anvisa e nada cinstatou.

Nenhum comentário: