segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FILME POLEMICO - RELIGULOUS

Se for um puritano cristão, irá ofender-se com RELIGULOUS, documentário extremamente ácido e perspicaz, do diretor LARRY CHARLES (BRÜNO) - mas deveria ser obrigatório aos pastores que furtam descaradamente dos fiéis, prometendo-os ‘um pedacinho do Reino de Deus’ ou dando-os Certificados assinados por Jesus Cristo.
A nota não é maior pois, o sensacionalismo gratuito toma conta de algumas seqüências e há fatos contraditórios no meio dos 100 minutos de projeção.

O roteiro não perdoa nenhuma religião permitindo percebemos o quanto as pessoas são intolerantes em relação a opiniões controversas – ou será que em 2000 anos de história, a Bíblia nunca teve nenhuma linha alterada pelas ‘mãos humanas’ ?
A edição é soberba, cria momentos icônicos – os atentados terroristas que sobrepõem diálogos pacifistas são sensacionais - e a trilha sonora ultra-pop, com letras anestesiantes, revelam um diretor moderno, que sabe bater de frente com questões vitais para a sociedade.

Certamente RELIGULOUS não irá desconstruir uma figura tão mítica e ancestral quanto a de Cristo e seus familiares, mas revela pontos obscuros do Livro Sagrado.
CHARLES não esquece nem a Cientologia, e faz desta cena uma das mais criativas do longa metragem.

Entrevista-se senadores norte-americanos, judeus descrentes pelo estado de Israel, muçulmanos gays, chama de ‘tosco’ o milagre que ouve de um fiel e visita a “Disneylandia” cristã – um parque temático construído especificamente para recriar as construções e vilarejos da época.
Outro ponto crucial é a estrondosa atividade econômica, vista em prédios do Vaticano, em templos protestantes, e etc.
E já que uma imagem vale mais que mil palavras, deixo vocês com este pôster do filme...! Confira, sem medo de transformar-se num ateu.

Fonte: www.cinepipoca.blogspot.com

Nenhum comentário: