sábado, 8 de agosto de 2009

O PEÃO BUJARIENSE

Lembrando que hoje começa o 1º Rodeio Rural de Bujari, na BR 364 ramal Abib Cury, é que quero aqui transcrever um texto de Leandrius Muniz, onde o mesmo fala dele que é destaque nacional e mundial de montaria em touros: Robson Palermo.

Segue o texto em sua integra.....

Um acreano na Copa do Mundo
Em agosto deste ano teremos a participação de um acriano na Copa do Mundo. Antes que pensem que estou ficando doido, já adianto que não é a Copa do Mundo de futebol e sim a Copa do Mundo de montarias em touro (PBR World Cup). A PBR World Cup é uma competição à parte da PBR (Professional Bull Riders - Profissionais de Montarias em Touros).

A PBR é uma entidade americana com sede em Pueblo, no Colorado (EUA), criada no ano de 1994 com o intuito de fomentar e profissionalizar o esporte que mais atrai público no mundo, inclusive no Brasil, superando o futebol: o rodeio.

Este ano será realizada a 3º PBR World Cup, durante a 54ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontecerá no último final de semana da festa. Em 2007 no Austrália, os brasileiros foram os primeiros campeões. Ano passado na México deu Estados Unidos e esse ano é um tira-teima.

A copa do mundo funciona basicamente da seguinte maneira, são 5 seleções, Brasil, México, Estados Unidos, Austrália e Canadá, tendo cada equipe 5 peões e 1 capitão com cada peão montando 2 vezes por noite. Ao final das 3 noites, são 150 montarias e após cada montaria o capitão da equipe informa se aceita ou não a nota, pois somente serão somadas 3 notas por equipe.

No jubileu de ouro de Barretos no ano de 2005, o Brasil conheceu o acriano Robson Gomes Palermo ou "Robinho" como é mais conhecido. Robinho que saiu do Bujari, já foi campeão de Jaguariúna, Rio Verde e outros grandes rodeios.

Em 2005, na arena de Barretos ganhou o Circuito Nacional de Rodeio e no mesmo ano mudou-se para o Texas, aonde foi convidado para disputar o campeonato da PBR. Mesmo chegando quase no final da temporada de 2005, foi destaque em todas as etapas em que participou.

A partir de 2006 montando em todas as etapas, sempre se manteve entre os 10 melhores peões do mundo. Ano passado ganhou a etapa de Las Vegas (última e mais importante etapa da PBR) terminando o campeonato em 6º lugar, posição que ocupa na atual temporada.

Robinho já representou o país nas duas primeiras copas do mundo e mais uma vez foi convocado pelo técnico Adriano Moraes (tricampeão mundial), tendo como companheiros de equipe os brasileiros que também montam nos EUA, Guilherme Marchi (atual campeão mundial), Valdiron de Oliveira, Renato Nunes e o peão que monta na PBR Brasil, Juarez Terra.

Nas finais que montou nos EUA, Robinho sempre levava consigo uma bandeira do Acre para lembrar-se da sua terra e este ano não será diferente no Barretão. Além da bandeira dele terá a de muitos acrianos que como eu, vamos torcer pelo Brasil, em especial pelo nosso conterrâneo.

Conclamo ao povo do Acre e do Brasil para que no dias 28, 29 e 30 de agosto, liguem a TV, emitam boas vibrações e torçam pelo sucesso da equipe brasileira, em especial de um acriano, Robson Gomes Palermo, o nosso Robinho.

Leandrius Muniz é Bacharel em Direito, Leiloeiro Rural e Diretor de comunicação da Associação Acriana de Esportes Equestres - AAEE

Nenhum comentário: