terça-feira, 26 de maio de 2009

Alemanha proibe RED BULL COLA

Por conter vestígios de cocaína, a bebida Red Bull Cola foi proibida em cinco estados alemães: Hesse, Renânia do Norte-Vestfália, Turíngia, Renânia do Norte-Palatinado e Baviera.

O Instituto de Saúde e Trabalho da Renânia constatou existir na bebida 0,4 microgramas de cocaína por litro, informa a BBC Brasil.

Tal quantidade é considerada inofensiva à saúde, mas diante da legislação desses Estados a Red Bull Cola não é alimento, e sim entorpecente.

Diferentemente do que ocorre no Brasil, na Alemanha cada Estado tem a sua legislação específica para o setor alimentos, mas a decisão de um pode ser assumida por outros. É o que pode ocorrer nesse caso: outros Estados já manifestaram a intenção de proibir a bebida.

Frank Farnsteiner, representante da Red Bull na Alemanha, disse que houve exagero na proibição e vai tentar anulá-la

Explicou que na formula da bebida há extratos de folha de coca “cocainizados” que não representam qualquer risco à tanto, tanto que é é usado como aroma em alimentos produzidos nos Estados Unidos e na Europa.

Autoridades alemãs concordam que a bebida, por si só, não é prejudicial à saúde, mas, segundo elas, a Red Bull Cola, quando associada a bebida alcoólica ou depois da prática de esportes, pode alterar o ritmo cardíaco ou afetar o funcionamento dos rins, com o risco inclusive de levá-los à falência.

Quando a Red Bull foi lançado na Alemanha, há um ano, médicos alertaram que a bebida, por conter grande dose de cafeína e taurina, tem de ser evitada por pessoas com doenças cardíacas e com pressão alta, além das com sensibilidade à cafeína.

A Red Bull é vendido em cerca de 140 países. O fabricante investe pesado em propaganda e em eventos esportivos.

No Brasil, ela é conhecida pelo slogan publicitário como a bebida que “dá asas”. O site brasileiro da bebida não informa a existência na fórmula de substâncias que sejam derivadas de cocaína. Aqui, não é comercializada a versão Cola.

Um comentário:

Anna Gomes disse...

Li este seu texto em um outro blog. Acho que você deve denunciar os plagiadores. Isso é roubo. Abs.