quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Economia e Desenvolvimento Sustentavel

Abaixo segue um artigo de minha autoria, onde busquei correlacionar Desenvolvimento Econômico com Desenvolvimento Sustentável.
Hoje o termo Desenvolvimento Sustentável tornou-se rotineiro e virou doce na boca de políticos, mais o que ele realmente representa?
Economia e Desenvolvimento Sustentável
O desenvolvimento sustentável se contrapõe à idéia de desenvolvimento econômico porque, justamente, ele agrega a idéia do ambiental, que não está presente no desenvolvimento econômico. Assim, podemos exemplificar afirmando que: o desenvolvimento sustentável busca a eficiência econômica, mas, e ao mesmo tempo, a eficiência social e ecológica; formando um tripé de coisas que necessitam e devem caminhar juntas. A diferença básica é que o desenvolvimento sustentável considera o aspecto ambiental, que antes não estava presente na idéia de desenvolvimento econômico.

Atualmente temos uma constante preocupação com um crescimento econômico sem limites, que envolve não somente o esgotamento de recursos, como água, fauna e flora, com conseqüente implicação na prática comercial, mas também o desequilíbrio do ecossistema mundial, como a redução da camada de ozônio, que por sua vez compromete o bem mais relevante: a vida. Devemos atentar para o fato de que a própria saúde dos seres humanos depende do estado dos elementos da Natureza, de modo a se observar se esses elementos estão em estado de sanidade e se de seu uso advenham saúde ou doenças e incômodos para os seres humanos.

Sendo assim, uma economia em desenvolvimento sustentável deve adapta-se e aperfeiçoa-se em conhecimento, organização, eficiência técnica, e sabedoria; isso será possível se ela parar de usar uma percentagem cada vez maior de matéria-energia do ecossistema para si, ao invés disto, usar numa escala na qual o ecossistema pode continuar a funcionar e renovar-se ano após ano. Este tipo de economia não seria de crescimento nulo ou estático – ela estaria sendo continuamente mantida e renovada como um subsistema de estado estacionário do meio ambiente.

Mas quais serão as políticas necessárias para alcançar o objetivo do desenvolvimento sustentável como aqui definido? Afirmo de forma categórica que, o primeiro passo é empenhar-se para deter o aumento dos níveis atuais ou reduzi-lo a níveis verdadeiramente sustentáveis, diminuindo severamente a extração de recursos, especialmente energia. O segundo é buscar uma melhor distribuição de renda, especialmente nas camadas mais pobres, pois caso contrário é inviável se pensar em desenvolvimento.

Por tanto, o modelo de desenvolvimento sustentável visa obter um desenvolvimento harmônico da economia e da ecologia, numa correlação máxima de valores onde o máximo econômico reflita igualmente um máximo ecológico, impondo um limite de poluição ambiental, dentro do qual a economia deve se desenvolver, proporcionando, conseqüentemente, um aumento no bem-estar social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei! muito interessante e gratificante. me ajudou muito. obrigado!